x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 961

Processo de venda de mercadoria

Alexsandre Almeida Bento

Alexsandre Almeida Bento

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 13 outubro 2014 | 16:10

Prezados,
preciso entender melhor o processo de uma empresa de comercio anexo I simples nacional

na contabilizaçao de nf de saida como venda a vista


d- caixa
c- receita com vendas

na compra de mercadoria para revenda

d- mercadoria para revenda - ativo- estoque
c- fornecedor a pagar


minha duvida é se essa contabilizaçao esta correta. e como vou baixar o estoque já que a venda vai direto no caixa e receita.


abraços

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 outubro 2014 | 16:23

Prezado Alexandre,

O lançamento da baixa do estoque deve ser feito em conjunto o lançamento da venda realizando justamente a baixa do produto que foi vendido de acordo com o valor do produto que consta no controle de estoque, exemplo:

> Compra do produto
D - Mercadoria para revenda 100,00
C - Fornecedor a pagar 100,00

> Venda do mesmo produto
D - Caixa 150,00
C - Receita com vendas 150,00

D - Custo da mercadoria Vendida (CMV) 100,00
C - Mercadoria para revenda 100,00

Desta forma se fosse proceder a DRE teríamos um Lucro de 50,00 (150,00 - 100,00).

At.
Marcos Vinicius

Alexsandre Almeida Bento

Alexsandre Almeida Bento

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 13 outubro 2014 | 16:27

obrigado pela resposta, agora me diga o seguinte, posso fazer este lançamento de baixa do estoque junto com o da venda ? mesmo sem um relatorio de estoque ? pois a empresa que estou contabilizando nao manda o relatorio, e se eu entendi assim que lançar a venda eu ja posso efetuar o lançamento de baixa de estoque ... correto ?

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 outubro 2014 | 17:18

O ideal é que a contabilização fosse automática, contudo, pelo que você citou a empresa não possui uma contabilização automática. Desta forma, sugiro que você proceda a contabilização da baixa do estoque no final de cada mês, sendo que, para realizar tal baixa se faz necessário que a empresa possua um controle de estoque e passe essa informação para você, contendo pelo menos quantidade de produtos e seu valor unitário, assim chegará a saldo do estoque e consequemente ao valor da baixa do período.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.