x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 3.072

Luciana E.S.Pita

Luciana E.s.pita

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 16 outubro 2014 | 17:18

Prezados,

O Inovar Auto é uma nova obrigação acessórias que os escritórios contábeis deve enviar todos os meses para seu cliente que é fornecedor para montadoras habilitadas ou esta obrigatoriedade é do cliente, pois a MP determinou que as empresas que forneçam insumos a montadoras participantes do Inovar-Auto devem informar ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior os compradores, os valores e demais características dos produtos fornecidos. A intenção do governo é monitorar as empresas participantes do programa, assim como toda a cadeia produtiva do setor automotivo.

Fornecedores que não apresentarem as informações ficarão sujeitos a multa de 2% sobre o valor das operações. Para o caso de informações incorretas, a penalidade será de 1% sobre a diferença entre o valor informado e o devido.

Um cliente meu que fornece peças de borrachas para 2 montadoras habilitadas no Inovar Auto me informou que a partir de 01/10/2014 deverá gerar o arquivo de venda que realizou para elas e entregar.


Grata

Luciana E S Pita
1SP252410
Contábil Pita
http://www.contabilpita.com.br

"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará."
Salmo 23:1
"Toda arma forjada contra ti não prosperará."
Isaías 54:17
Josiani

Josiani

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 14:12

Boa Tarde Luciana,

Você saberia me informar qual será a forma de apresentação desses valores para o MDIC?

Atenciosamente,

Luciana E.S.Pita

Luciana E.s.pita

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 15:08

Josiani,

Deverão ser enviados os dados para processamento de acordo com o período da apuração da parcela dedutível para o INOVAR AUTO:

ARQUIVOS FISCAIS
SPED FISCAL: disponibilizar os dados do SPED FISCAL que contém as vendas do mês e a respectivas compras dos meses anteriores para o cálculo do custo ponderado e respectiva parcela dedutível.
XML DAS NOTAS FISCAIS: disponibilizar os arquivos eletrônicos (XML) para todas as notas emitidas pela empresa para o mesmo período do SPED FISCAL informado. Serão necessárias tanto as notas de saída, para apuração das vendas para a Montadora, como das notas de entrada, para a apuração do conteúdo importado.
LISTA DE MATERIAIS: enviar arquivo contendo a lista de materiais dos produtos fornecidos para as montadoras conforme leiaute padrão solicitado na proposta comercial.
CONSISTIR DADOS: após o recebimento das informações serão executadas consistências para validar a integridade das informações. Caso sejam encontrados problemas os mesmos serão encaminhados para correção antes de liberar para o processamento.

Luciana E S Pita
1SP252410
Contábil Pita
http://www.contabilpita.com.br

"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará."
Salmo 23:1
"Toda arma forjada contra ti não prosperará."
Isaías 54:17
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 11:38

Bom dia a todos!

A nossa colega Luciana e s Pita, ao criar este tópico, fez a seguinte pergunta:

O Inovar Auto é uma nova obrigação acessórias que os escritórios contábeis deve enviar todos os meses para seu cliente que é fornecedor para montadoras habilitadas ou esta obrigatoriedade é do cliente?


Ou seja, ela gostaria de saber se a obrigatoriedade de entrega do Inovar Auto é da contabilidade ou da empresa.

Até agora, as mensagens postadas não foram para responder as dúvidas da nossa colega mas sim para fazer mais questionamentos.

Luciana,

Sobre a sua dúvida, a obrigatoriedade é do seu cliente.
Na verdade, todas as obrigações acessórias (DCTF, Rais, Caged, DIRF, DIPJ, etc.) são de responsabilidade/obrigatoriedade do seu cliente.
Acontece que as empresaas contratam os contadores para terceirizar este serviço.
Sendo assim, é o Contrato de Prestação de Serviços Contábeis que você fez (ou pelo menos deveria ter feito) com o seu cliente é quem vai "lhe responder" de quem é esta obrigatoriedade.

Persistindo as dúvidas, volte a postar.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Luciana E.S.Pita

Luciana E.s.pita

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 13:00

Boa tarde,

No contrato não esta previsto o Inovar Auto, portanto vou negociar com meu cliente.

Em relação ao cálculo da parcela dedutível, consegui no site do Sindipeças .

Evento Inovar Auto da Sindipeças, você consegue baixar os arquivos da apresentação: http://vocs.tv/mdic/





Luciana E S Pita
1SP252410
Contábil Pita
http://www.contabilpita.com.br

"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará."
Salmo 23:1
"Toda arma forjada contra ti não prosperará."
Isaías 54:17

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.