x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 18.870

Contabilização de ativo imobilizados não registrados em sua

Aparecida Rosa Meira

Aparecida Rosa Meira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 15:36

Boa tarde Colegas
Preciso de orientação a respeito do reconhecimento de ativo imobilizado na contabilidade, ocorre que tenho um cliente que me enviou uma relação de bens adquiridos desde 2001 que não tinham sido contabilizados, agora não sei como contabilizar estes bens. Como poderia resolver este problema teria alguma forma de reconhecer estes bens em seu balanço

Desde já agradeço

At
Aparecida

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 19:03

oi, tem comprovação, através de notas fiscais, de que esses bens foram comprados em nome da empresa?
esses bens são e/ou foram usados pela empresa?

Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 23:30

Prezada Aparecida.

Boa noite.

Você pode resolver esta situação da seguinte forma. Se os exercícios anteriores não estão encerrados, você pode fazer um lançamento retroativo e corrigir este erro. Agora se os exercícios já estiverem encerrados a solução é no encerramento de 2013 caso esteja aberto ou final de 2014 fazer o reconhecimento na conta de ajuste patrimonial evidenciando tal ajuste com notas explicativas.

Espero que ajude.

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR
Aparecida Rosa Meira

Aparecida Rosa Meira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 20 outubro 2014 | 10:07

Bom dia
Agradeço pela grande ajuda, Telmo respondendo sua pergunta estes bens tem notas fiscais emitidos em nome da empresa conforme tem que ser, estes bens ainda estão sendo ultilizados pela empresa .Obrigada Carlos pelo esclarecimento

Abraço
At

Aparecida

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Segunda-Feira | 20 outubro 2014 | 18:02

oi, neste caso contabiliza-se

data: 01/01/2014
debite.: bem xxx (ativo não circulante\imobilizado)
credite: ajustes de exercícios anteriores (patrimônio líquido)
vlr ref n/aquisição de móvel/equipamento... cfe. nf...
$$$

>> para aqueles bens que não estão 100% depreciados, então contabiliza-se:
data: 01/01/2014
debite.: ajustes de exercícios anteriores
credite: (-) depreciação acumulada sobre... (ativo não circulante\imobilizado)
vlr ref depreciação sobre bem xxx
$$$

obs.: quando do encerramento do exercício (2014) fazer o esclarecimento dos lançamentos acima pelas notas explicativas.

boa noite e ótima semana a todos!

Aparecida Rosa Meira

Aparecida Rosa Meira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 13:27

Boa tarde Telmo
Estou com muita dificuldade em relação a nota explicativa sei que tenho que seguir a ITG 1000 com todas as informações preliminares, mas minha dificuldade é em relação a explicação deste lançamento referente a imobilizado, não como colocar em uma linguagem tecnica, se puder me orientar agradeço muito

Grande Abraço
Sula.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.