x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.627

Ativo Imobilizado de produção propria

Tiago Novais

Tiago Novais

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 22 outubro 2014 | 12:17

Bom dia.

tenho um ativo que foi gerado de produção propria, sei que para formar o valor do ativo devo somar os custos dos materiais usados na produção com os custos de mão de obra. No entanto foi utilizado para fazer esse ativo uma materia-prima de nosso estoque, a qual foi escriturada na entrada com credito de ICMS, IPI, PIS e Cofins. Agora que transformamos esse material e Ativo como devo fazer com esses creditos já aproveitados?

Desde já agradeço a ajuda.

Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 22 outubro 2014 | 12:57

Prezado Tiago Novais.

Bom dia.

Com relação a sua duvida você fará o seguinte:
1° baixa de estoque
Na confecção do ativo de sua empresa com materia prima de seu estoque você fara uma NF baixando o seu estoque.
2° compensação de ICMS
Apos a ativação do bem você terá um crédito de ICMC na proporção de 1/48 avos.

Espero ter ajudado.

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR
Tiago Novais

Tiago Novais

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 22 outubro 2014 | 13:41

Muito obrigado Carlos Henrique.

Mais confesso que fiquei com algumas duvidas referente a este processo.
Como vou fazer essa nota de saída da matéria-prima? Qual CFOP devo utilizar? E o Destinatario/Remetente?
E a entrado do Ativo como devo fazer? Tenho que emitir uma nota de entrada também?
Eu procurei se existe alguma legislação que fale a respeito disso mais não achei, se você souber pode me passar, por favor?

Desde já agradeço sua ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.