x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 641

Resultado do exercício X Grupo Patrimônio Liquido

PATRICK LOPES

Patrick Lopes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 27 outubro 2014 | 11:58

Bom dia pessoal!

Estou estruturando um plano de contas e me deparei com a seguinte duvida:

Posso criar um grupo (Resultado do Exercício) para encerramento da DRE, sendo o último grupo dentro do Patrimônio liquido? Pois na maioria das vezes essa conta de Resultado do Período vem ao final do grupo de DESPESAS. Gostaria de saber se ha alguma regra ou empecilho para que eu não crie dentro do grupo do Patrimônio Liquido? Desde ja agradeço a colaboração dos colegas.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 28 outubro 2014 | 13:39

Patrick

Pode não, deve

Segundo a teoria contábil, o grupo resultado do exercício é por natureza pertencente ao PL, pois indica o resultado da empresa, que posteriormente será transferido para a conta de lucro ou de prejuízo.
A criação de plano de contas é livre para a maioria das sociedades no Brasil, portanto não há empecilhos, muito pelo contrário, já houve relatos aqui mesmo no fórum de pessoas que tiveram problemas com o SPED contabil devido a este grupo não estar no Patrimônio Líquido, mas isso é apenas um problema de sistema, não há lei que proiba o uso nem em despesa, nem em PL nem em lugar nenhum do balanço.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.