x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.907

Entidade Sem Fins Lucrativos - Gratuidade

MARIA GRACIDELMA OLIVEIRA LIMA

Maria Gracidelma Oliveira Lima

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 27 outubro 2014 | 15:10

Prezados Colegas boa tarde,

Tenho uma entidade que o serviço é 100% gratuito, recebe subvenção da prefeitura, o serviço é direcionado a crianças carentes (creche) neste caso a gratuidade deve ser evidenciada no meu balanço? Caso afirmativo, a gratuidade será o valor total das minhas despesas constantes na DRE?

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 27 outubro 2014 | 15:43

Maria

Como o serviço é 100% gratuito, basta mencionar os valores das despesas segregadas por projeto em notas explicativas. Caso tenha obtido serviços gratuitos, há de se contabilizar, por ex. psicologa prestou durante o mês atendimento gratuito às crianças da creche. Estima-se o valor justo das consultas e contabiliza em gratuidades.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Michelle Costa Alves

Michelle Costa Alves

Bronze DIVISÃO 3, Supervisor(a) Custos
há 9 anos Terça-Feira | 25 novembro 2014 | 13:20

Clóvis,

Gostaria de saber se é realmente necessário contabilizar os custos com gratuidade. Nos anos anteriores, efetuamos somente as notas explicativas, mas pensamos em acompanhar essas informações mensalmente e contabilizá-las, mas estou em dúvida referente a forma dessa contabilização, consegue me ajudar?

Att,

Michelle Costa Alves
Administradora/Controladoria
Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 09:13

Michelle

Conforme a ITG 2002 - Entidades sem Finalidade de Lucros, recomenda-se que evidencie as gratuidades e o voluntariado, contabilizando seus custos como se devido fosse. Deve abrir no seu plano de contas um grupo na Receita como Benefícios obtidos - Gratuidades, e as contas correspondentes. A contrapartida será em Despesas, lançando a mesma conta da Receita.

O lançamento serve somente para demonstrar as gratuidades, não alterando o resultado.

Espero ter ajudado

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.