x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.492

Capital Social de Cooperativa Habitacional

SAMARA GILSA DOS SANTOS COVOLAN

Samara Gilsa dos Santos Covolan

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 29 outubro 2014 | 13:38

Boa tarde Caros Colegas,

Gostaria de um auxílio referente à Seguinte situação:

Assumi a contabilidade de uma COOPERATIVA HABITACIONAL, o Contador antigo fazia apenas os Balanços Anuais, mas o Balanço de 2013, após diversas conferências se mostrou divergente entre o Ativo e Passivo e por esse motivo o Presidente da Cooperativa solicitou que fosse realizada a Contabilidade de 2014 como se nunca houvesse sido realizada a Contabilidade da Cooperativa, desse modo estou realizando levantamento para realizar um Balanço de abertura.
No recebimento das mensalidade dos cooperados inscritos, preciso saber qual é o lançamento correto, pois esses recebimentos são para constituição de um fundo financeiro para construção de imóveis/ aquisição de terrenos para construção. Tenho realizado o lançamento da seguinte forma:

D - Caixa/Bancos
C - Receita

Mas estou em dúvida se está correto, pois esses valores deveriam constituir o Capital Social, correto? Sendo assim
como deveria ser os lançamentos?

Ficarei muito grata se algum colega puder me auxiliar, pois sobre Cooperativas Habitacionais não existem muitos
exemplos ou materiais pela internet.



Samara Covolan
Contadora
Email: [email protected]
Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 29 outubro 2014 | 16:33

Samara

Se as mensalidades dos cooperados é exclusivo para constituição do fundo financeiro, deve ser contabilizado em conta específica no passivo, patrimônio social, Fundos Institucionais. Já na receita contabiliza-se as doações e contribuições dos associados.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
SAMARA GILSA DOS SANTOS COVOLAN

Samara Gilsa dos Santos Covolan

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 29 outubro 2014 | 17:02

Boa tarde Clovis,

Tenho duas situações, tenho recebimentos de cooperados que foram sorteados e estão pagando pelos imóveis e tenho os cooperados que pagam apenas a mensalidade aguardando a construção de novos imóveis para sorteio.
Qual seria o lançamento correto no seu entendimento para cada uma delas?

Samara Covolan
Contadora
Email: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.