x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 2.240

Tiago

Tiago

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 30 outubro 2014 | 19:50

Boa tarde, sou recém formado e estou com duvidas de como fazer um balanço para um mei, pois ele deseja obter um empréstimo, porem pois não sei como desenvolver, pois o mesmo é autonomo, so paga internet, telefone e os impostos,fiz a integralização do capital, porem não sei como fazer o resto da operação no balanço.

Leonardo Sampaio Leite

Leonardo Sampaio Leite

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 31 outubro 2014 | 09:37

Bom dia, Tiago!


A situação é complexa em decorrência do MEI não ser obrigado a cumprir os procedimentos aplicáveis as empresas comuns.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resolução Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94, de 29 de novembro de 2011

Da Dispensa de Obrigações Acessórias

§ 1 º O MEI fica dispensado da escrituração dos livros fiscais e contábeis, da Declaração Eletrônica de Serviços e da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), ressalvada a possibilidade de emissão facultativa disponibilizada pelo ente federado. (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 2 º , inciso I e § 6 º ; art. 26, § 2 º )

Da Declaração Única do MEI - DUMEI

Art. 101. A partir da instituição, em ato próprio do CGSN, da Declaração Única do MEI (DUMEI), de que trata o § 3 º do art. 18-C da Lei Complementar nº 123, de 2006, o MEI ficará dispensado da apresentação da DASN-SIMEI. (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 18-C, § 4 º )

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ele poderia utilizar o Relatório de Faturamento Mensal (anexando as notas fiscais emitidas) para comprovar a arrecadação proveniente da atividade.

Ou, dependendo da necessidade, poderá ser emitida uma DECORE.

Aqui, no DF, são exigidos os seguintes documentos comprobatórios: