André Silva;
Na minha experiência, eu 'geralmente' faço da seguinte forma:
Todo mês envio 1 balancete ao cliente, lançando e fechando mensal;
E no final do exercício eu mando o balanço.
Acredito que assim o cliente consiga verificar mensalmente a situação financeira / fiscal da sua empresa.
Espero ter auxiliado.
Ótima semana.
André Silva, bom dia!
É interessante que esses fechamentos ocorram de forma mensal, como bem mencionou nossa colega Laís. O fechamento mensal contribui para que seus clientes estejam sempre com as informações atualizadas, validando e discutindo os números apresentados por você, assim como diminui seu trabalho diário, uma vez que você dilui as transações no ano, não deixando acumular. Ainda há a necessidade de observação da legislação para fins de apuração do
Lucro Real, que necessitam está com os balancetes atualizados mensalmente, quando Lucro Real Anual, ou trimestralmente, para as empresas optantes pelo Lucro Real Trimestral, sendo esta segunda em caráter definitivo. Infelizmente, as empresas de
Lucro Presumido e
Simples Nacional, como apuram tributos em cima de seu faturamento não destinam atenção devida a
contabilidade, mas que é de suma importância, inclusive quando há investimentos realizados no capital dessas sociedades. Hoje as empresas estão cada vez mais empenhada em disponibilizar arquivos contábeis para importação, o que contribui significativamente para a disponibilização da informação em tempo hábil.
Leandro.
Obrigado, Laís e Leandro.
O balancete mensal a que se referem seria com "encerramento" das contas de resultado (um balanço mensal)?