x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 14.317

Termo de abertura dos livros fiscais

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 9 abril 2008 | 18:07

Boa tarde Marcilio,

A asssinatura do responsável pela Pessoa Jurídica é obrigatória (juntamente com a do responsável pela contabilidade) nos termos de Abertura e Encerramento de todos os Livros Fiscais.

No Diário Geral e no Razão Contábil estas assinaturas devem constar inclusive nas Demonstrações Contábeis.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 9 abril 2008 | 19:50

Boa noite Marcilio,

As Demonstrações Contábeis a que me referi, se estivermos falando de empresas optantes pelo Simples Nacional ou Lucro Presumido, são compostas (no mínimo) pelo Balanço Patrimonial e as Demonstrações de Resultado do Exercício - DRE.

Estas demonstrações devem ser encadernadas juntamente com o Livro Diário e o Razão Contábil e, naturalmente assinadas pelo contador e sócio responsável pela empresa.

...

Sâmia Cavalcante Souza

Sâmia Cavalcante Souza

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 8 fevereiro 2010 | 11:13

Bom dia Saulo,

Você teria por gentileza uma base legal para a obrigatoriedade da assinatura do contador juntamente com a do representante da Empresa?

Ocorre que houve uma troca de contadores em uma Empresa, e o contador antigo recusa-se a assinar afirmando não existir base legal para a assinatura dele nos livros. O contador atual não quer assinar por que 'pegou' uns deslizes nos lançamentos dos livros - ele não quer se responsabilizar pelo trabalho do outro, com razão.

Você poderia me dar essa força?

Obrigada.

Quem não faz poeira, come poeira.

(Henry Ford)
Luiza Tavares

Luiza Tavares

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2010 | 14:52

Boa tarde Saulo!

Vou aproveitar a pergunta da colega Samia.....recebi a documentação de um cliente e os livros fiscais (serviços prestados e tomados) vieram sem a assinatura da antiga contadora.

Na oportunidade eu (por inexperiência) não me manifestei e agora creio que será complicado conseguir a assinatura dela. Se existir essa base legal também seria de muita utilidade para mim.

Desde já agradeço.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2010 | 06:40

Bom dia Luiza,

Lê-se no item 2.1.4 da NBC T que trata das "Formalidades da Escrituração Contábil" que:

2.1.4 - O Balanço e demais Demonstrações Contábeis de encerramento de exercício serão transcritos no "Diário", completando-se com as assinaturas do Contabilista e do titular ou representante legal da Entidade. Igual procedimento será adotado quanto às Demonstrações Contábeis elaboradas por força de disposições legais, contratuais ou estatutárias

Este critério deve ser usado para todos os livros contábeis e fiscais.

Leia mais acerca da escrituração dos Oculto964&cof=FORID%3A13%3BAH%3Aleft%3BS%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.forumcontabeis.com.br%3BCX%3APesquisar%253AF%25C3%25B3rum%2520Cont%25C3%25A1beis%3BL%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.contabeis.com.br%2Fforumcontabeis%2Fweb%2Fimages%2Ffoumcontabeis.jpg%3BLH%3A50%3BLC%3A%230000ff%3BVLC%3A%23663399%3BDIV%3A%23336699%3B&adkw=AELymgUkpBh0dN-5SPltj9pQVR1EWZu-dh_xJcdlGR2lPHyHWUwal8tLRbT_s_icilCD0TRtXHZC_0cTQgKX3nRdwa_r4zeB4eWehQzIlTcsWPFxthESFNawdq5Z0pqjRzd_lYoMIb_-5S7-hTwvw2ToT4QwZESdRf01UIpwYLY3kNLkp4Ed8q1SWYD8wkVfSlTK7eLHIB9hZe6tAmxZXSu8xcdszm_SZZxh0bcDnrXJeF8vG8jGoWv8vk27QgIUMPrFAhO5ENCksbcvUTcq-OOCVXt4S-7WzQ&boostcse=0&ie=ISO-8859-1&oe=ISO-8859-1&q=+livros+fiscais&btnG=Pesquisar&cx=partner-pub-Oculto964%3A18hu4kk47ep" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link"> Livros Fiscais

...

Valdir Rocha dos Santos

Valdir Rocha dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 09:40

Aproveitando a pergunta do colega Silva, gostaria de saber se posso juntar anos de 2011 e 2012 para encadernar os livros diários, visto que houve pouco movimento.

Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.