x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 490

custo na produção

Renata Cristina de Moraes Moura

Renata Cristina de Moraes Moura

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 4 novembro 2014 | 09:19

Bom dia a todos!

Pessoal, sou nova na empresa onde trabalho e não tenho experiência na área contábil, apenas na área fiscal.
A empresa está saindo do Simples e entrando no Lucro Presumido e ao mesmo tempo implantando sistema...
Preciso ajudar na correta implantação da área de produção... socorro gente!!!
A dúvida é a seguinte:

Fabricamos bobinas de etiquetas e algumas são personalizadas.
Mandamos fazer o Cliché (considerado como ferramenta/ativo e tem uma média de 30 utilizações como vida útil) com logo do cliente para impressão.
Como é personalizado corremos o risco de usar uma vez apenas se o cliente não efetuar mais pedidos e arcaríamos com o custo da ferramenta sem repasse.
Sendo esta ferramenta utilizada em um produto específico não achamos correto ratear para os demais.
Como deveríamos contabilizar de maneira que o custo seja repassado na primeira utilização da ferramenta? Isso seria possível/legal?

Atenciosamente,

Renata Moura

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 4 novembro 2014 | 10:08

Prezada Renata,

De acordo com o RIR para um item ser considerado imobilizado ele precisa ter uma vida útil superior a um ano e um valor unitário de R$ 326,00 (a partir de 01/01/15 o valor passar a ser de R$ 1.200,00). Já no que se refere a custo de produção não existe uma legislação que determine a forma que o custo do produto seja calculado. Considerando a situação que o cliché é personalidade por cliente e não se tem a confirmação de futuros serviços para este mesmo cliché, sugiro ratear a apropriação do seu custo pela quantidade produzida sua primeira utilização. Concordo com alguns colegas que dizem que dessa forma estou majorado o custo desta produção inicial, contudo, caso não possua outras produções não teremos como apropriar tal custo e, consequentemente, irá majorar o estoque.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.