x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 24.660

Princípio Prudência

Julia

Julia

Iniciante DIVISÃO 1, Pedagogo(a)
há 9 anos Terça-Feira | 4 novembro 2014 | 13:35

Boa Tarde!

Gostaria de uma pequena definição do princípio da Prudência em poucas palavras, juntamente com alguns exemplos do nosso cotidiano - empresa ( uma explicação bem objetiva).

Já estudei os outros princípios, e respectivamente consegui compreender o conteúdo.

Obrigado desde já.

Alexsandre Almeida Bento

Alexsandre Almeida Bento

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 14:09

Principio da prudencia

Esse principio determina a adoção do menor valor para o ativo e do maior para o passivo sempre que apresentarem quantitações que alterem o patrimônio liquido.
Surgiu como ferramenta para frear o entusiasmo de alguns empresários na apresentação da perspectiva do negócio. Já que o principio da prudencia prega em ser conservador, suponha que na apresentação das perspectivas do negócio seja de 50% de chance de R$ 200,00 de lucro e que tenha essa mesma margem de ser R$ 100,00 para a contabilidade vai prevalecer o 100,
00 por ser de menor valor, já que esse principio atua também como forma de prevenção para que os empresários não se iludam.

Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 22:43

Prezada Julia.

Boa noite.

Assim como o colega Alexandre já demonstrou, este principio, visa frear o entusiasmo dos empresários assim como evitar que o balanço patrimonial da empresa seja apresentado de tal maneira ao ponto que a empresa obtenha vantagens e no mercado com uma demonstração irreal.
Se você bem observar o que o mesmo diz, diante de variáveis que podem afetar consideravelmente o patrimônio liquido, a postura da contabilidade e do profissional contábil diante desta variação é: Ativo – menor valor a ser reconhecido; Passivo – maior valor a ser reconhecido, com esta atitude na melhor das hipóteses se confirmando um ativo maior e um passivo menor após as confirmação das previsões, o contador contabilizará a diferença no lançamento.

Conforme segue abaixo a resolução CFC Nº 750/93
Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
§ 1º O Princípio da PRUDÊNCIA impõe a escolha da hipótese de que resulte menor patrimônio líquido, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos demais Princípios Fundamentais de Contabilidade.
§ 2º Observado o disposto no art. 7º, o Princípio da PRUDÊNCIA somente se aplica às mutações posteriores, constituindo-se ordenamento indispensável à correta aplicação do Princípio da COMPETÊNCIA.
§ 3º A aplicação do Princípio da PRUDÊNCIA ganha ênfase quando, para definição dos valores relativos às variações patrimoniais, devem ser feitas estimativas que envolvem incertezas de grau variável.

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.