x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 564

Andre luiz Polachini

Andre Luiz Polachini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 08:59

Bom dia.

Uma empresa teve suas quotas de capital social vendida. Não foi transferido para o comprador os bens e direitos nem as obrigações. Nesse caso como devo proceder na contabilidade.

Deverei entregar o Balanço Patrimonial com as contas de ativo e passivo zerado ?

Caso a empresa tenha lucro acumulado terei que fazer as distribuições aos sócios ?

O que fazer com os bens do imobilizado, eu tenho que fazer uma venda aos sócios já que não serão transferidos ao comprador ?

Por ser uma situação nova, estou com muitas dúvidas acerca do assunto.

Walter José de Oliveira

Walter José de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 11:02

Meu caro, a simples venda de quotas não altera o valor do Patrimônio da empresa. Basicamente o que gerará será a alteração contratual, em virtude da modificação no quadro societário.

Imagine que o Capital Social da empresa esteja representado por 100.000 quotas. Ocorre que essas quotas pertencem aos sócios da entidade. Quando se vende uma quota, é o sócio que está vendendo a participação dele na empresa, para outra pessoa (que também se tornará sócia). O valor do Capital Social não é modificado em virtude disso. Logo não há que se falar em distribuição de bens da empresa.

Nem para quem vendeu, tampouco para quem comprou quotas.

Imagine uma pessoa comprando ações de uma empresa na bolsa, não existe movimentação de bens da empresa em cada operação de compra e venda de ações. O que ocorre é transferência da titularidade do dententor da ação (quota).

Att.

Walter Oliveira.
Andre luiz Polachini

Andre Luiz Polachini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 13:56

Boa tarde Walter.

Obrigado pela Resposta.

.... valor do Capital Social não é modificado em virtude disso. Logo não há que se falar em distribuição de bens da empresa.

Entendi que o me disse, porém eu preciso sim baixar esses bens da empresa, haja vista que o comprador não está adquirindo o imobilizado. Só para você entender quanto a negociação.

Essa empresa que foi vendida é uma transportadora (credenciada pela Petrobras para prestação de serviço). Os compradores adquiriram a empresa (quotas) visando esse credenciamento. Na negociação os bens da empresa não foram negociados somente o CNPJ.

No meu entendimento (não sei se é o correto) devo fazer essas baixas desses bens na empresa, transferindo para o sócio que está vendendo o "CNPJ" e também distribuindo o lucro acumulado da mesma, haja vista que é de direito do sócio anterior.

Gostaria da sua opinião por gentileza.

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.