x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.143

Declarações obrigatórias para empresas enquadradas no Simple

Rodrigo Barros Aragão

Rodrigo Barros Aragão

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 14:34

Prezados Companheiros da área Contábil:

Atualmente atuo como profissional da área acadêmica, mas como contador gostaria de fazer a Contabilidade de minha empresa, então gostaria de tirar algumas duvidas para esse processo:

Informações das operações da empresa:

a) O quadro societário da empresa e formado por 03 sócios: eu, minha esposa e meu cunhado.

b) eu faço uma retirada mensal de Pro Labore de R$ 4.390,24, para minha contribuição pelo teto para o INSS - R$ 482,93 e por esse valor de Pro labore, ocorre a incidência de Imposto de Renda Pessoa Física (DARF 0561);

c) Presto treinamentos pela empresa, geração das receitas de vendas;

d) Pago Plano de Saúde e Odontológico pela empresa, para mim e minha família;

e) a empresa não possui funcionários.


Assim, gostaria de saber quais são as informações a serem prestadas:

I) Mensalmente (DCFT, SEFIP e etc.);

II ) Anualmente (RAIS, DIPJ, DIRF, DACON e etc.).

Gostaria de saber se qual a obrigatoriedade de emissão de livros contábeis: Caixa, Razão e Diário.

E a emissão de Relatórios Contábeis Anuais: Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado já basta , ou além disso devo emitir Relatório de Balancete de Verificação a cada mês.

Aguardo ajuda dos colegas e agradeço desde já.

Atenciosamente

Rodrigo Aragão










Cleiton Dada dos Santos

Cleiton Dada dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 7 novembro 2014 | 10:08

Bom dia, considerando o enquadramento no Simples, as obrigações mensais são só da folha de pagamento (Sefip) , e é claro apurar o imposto devido, tem que ver como funciona no teu município, mas em alguns lugares a arrecadação municipal precisa ser atualizada sobre os talões utilizados.
Anualmente tem a DEFIS, RAIS e DIRF. Empresas do Simples não informam DCTF nem DIPJ, DACON foi extinta, mas também não era informada no SImples.
Quanto à contabilidade, a obrigatoriedade é de emissão do livro caixa e inventário, mas se tiveres algum sistema contábil na tua empresa, é aconselhado elaborar o diário e razão, pois em muitas situações (empréstimos, licitações) serão solicitados. Lembrando que se elaborar os livros, o diário deve conter o balanço, a DRE, as notas explicativas, a DMPL e a DFC, que são as demonstrações obrigatórias.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.