x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 976

ajuste de provisão de exercicio anterior

HUBERLAN LOPES

Huberlan Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 11 novembro 2014 | 12:33

Prezados colegas,
recentemente veio uma empresa(cliente) para nosso escritório e todo o lucro desta está alocado em "Reservas de lucros a realizar" porém notei ausência de varias provisões que deveriam vir no passivo, ou seja, impostos a pagar.

Como faço para corrigir este fato? Posso ajustar os passivos abatendo desta conta de "reservas"?

obs: não tenho saldo nenhum em outras contas do PL - alem do "capital social integralizado" e "reservas de lucros a realizar"

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 19 novembro 2014 | 14:31

Boa Tarde
Huberlan,

se o contador anterior não registrou o livro Diário, sugiro que entre em contato com ele sobre os saldos constatado na contabilidade, se for de comum acordo
entre as duas contabilidade peça que o mesmo apure os lançamentos corretos.

caso contrario se ele já imprimiu os livros eu faria da seguinte maneira:
abriria uma conta de ajustes de exercícios anteriores. e faria o levantamento das contas que vc detectou que estão erradas debitando e creditando cfe o caso esta conta de ajustes de exercício anteriores.

lembrando ainda que estes lançamento deverão ser escriturados no livro diário de sua responsabilidade e nas notas explicativas deverá ser explicado os lançamentos efetuados nesta conta de ajustes de exercício anteriores.

no final do exercicio vc ainda deverá transferir o saldo de conta de ajustes de exercicio anteriores contra a conta de reservas de lucros ...

sem mais espero ter ajudado!!!


Gilmar Jesus Mendes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.