x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.865

contabilização de aquisição de instrumental cirúrgico

MARIA  VICHIATO

Maria Vichiato

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Custos
há 9 anos Terça-Feira | 11 novembro 2014 | 15:19

Em uma Fundação, como contabilizar aquisição de instrumental cirúrgico (380 itens) com valores entre R$25,00 e R$120,00, totalizando R$16.500,00. Já li a respeito, mas estou insegura se devo imobilizar ou se posso lançar como despesa.
Obrigada.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 11 novembro 2014 | 16:55

Prezada Maria,

Com as atuais normas as imobilizações viraram algo muito questionável, pois, de acordo com o RIR para ser considerado imobilizado o produto necessita ter vida útil superior a um ano e valor unitário de R$ 326,00 (a partir de 01/01/15 o valor passar a ser de R$ 1.200,00). Contudo, a CPC 27 conceitua que um item imobilizado é aquele produto que tem usa utilização relacionada a atividade fim da empresa, sem fazer menção a valor mínimo. Dito isto, caso a empresa já tenho adotado a convergência das normas contábeis, fica a companhia praticamente obrigada a proceder duas contabilidades, uma para atendimento ao Fisco (RIR) e outra gerencial (CPC´s), com suas consequências (adições e/ou exclusões no LALUR) . O imobilizado é apenas um dos vários pontos que fica evidente essa diferença das normas contábeis e da legislação. Sugiro que se reúna com o contador e com a diretoria para confirmar em que posição a empresa se encontra e qual metodologia de trabalho que definirão sobre o tema.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.