x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 5.958

Projetos de convênios do governo

luciano chaves silva

Luciano Chaves Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 14 novembro 2014 | 16:50

Boa tarde!
Gostaria de saber como faço pra alocar o valor que é destinado a instituição do terceiro setor. Por exemplo saiu no Diário Oficial que sera destinado 700 mil reais a Instituição x e eu devo provisionar uma conta no ativo ou apenas quando o valor realmente entrar na conta do convenio?
Alguém sabe como contabilizar isso?

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 14 novembro 2014 | 18:06

Luciano

Você deve provisionar o valor total do convênio, quando estiver com o contrato em mãos. Contabiliza-se o valor de 700.000,00 da seguinte forma:

D - Convênio Instituição X (ativo)
C - Convênio Instituição X (passivo)
Valor do convênio 700.000,00

Acredito que o valor seja repassado em parcelas, por ex. 70.000,00 por mês
No recebimento de uma parcela do convênio:

D - Bancos - Instituição X (ativo)
C - Convênio Instituição X (receita)

Baixa da parcela do convênio - 70.000,00
D - Convênio Instituição X (passivo)
C - Convênio Instituição X (ativo)

Após esses lançamentos, o seu balancete vai ficar com saldo no ativo e passivo com valor de 630.000,00;
Na receita fica com valor de 70.000,00. A medida que for recebendo os repasses você baixando os valores no ativo e passivo até zerar, e na receita é o contrário, quando terminar os repasses, o saldo da receita vai ficar com os 700.000,00

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
luciano chaves silva

Luciano Chaves Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 14 novembro 2014 | 18:33

Clovis, muito obrigado. Tenho mais duvidas a respeito pois nunca havia trabalhado com clientes do terceiro setor. Eu gostaria de saber como procede o provisionamento das despesas do convenio, como exemplo essa instituição ela paga as despesas por cheques suas despesas, como provisionar os passivos e reconhecer as despesas?

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 17 novembro 2014 | 09:17

Luciano

O provisionamento é igual ao de empresas comuns, não muda nada, Ex:
- Provisão pagto despesas.

D - Despesas
C - Contas a pagar (passivo)

- No pagamento

D - Contas a pagar (passivo)
C - Bancos

É importante lembrar que você deve abrir contas de despesas específicas para o convênio, reconhecendo assim as despesas referentes a execução dos projetos do convênio.

bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
luciano chaves silva

Luciano Chaves Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 17 novembro 2014 | 09:23

Clóvis e o resultado que eu obter na demonstração do resultado como irei fazer, ele ira para o balanço como superavit ou deficit? Mas sendo que o resultado não é da instituição e sim do convenio? Como ficara e como prestarei conta disso?
Por favor me ajude!

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 17 novembro 2014 | 09:33

Luciano
Como eu disse anteriormente, você deve abrir contas específicas de receita e despesa envolvendo o convênio, assim na DRE estará separado os valores envolvidos no convênio das outras operações da associação.

No balanço irá aparecer o resultado da entidade (superávit ou déficit) e na DRE estará evidenciado o resultado do convênio. Fazendo uso de relatórios de controle e execução de projetos, e transcrevê-las para contabilidade, você não terá problemas com a prestação de contas.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
luciano chaves silva

Luciano Chaves Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 17 novembro 2014 | 09:37

Mas continuo com a duvida pois meu balanço não fecha, pois todas as despesas são do convenio, e o valor que esta na diferença do meu balanço é realmente o resultado, sendo assim o resultado ira pro balanço como superavit?

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 17 novembro 2014 | 10:07

Luciano

Você não despesas do administrativo da entidade? que não estão envolvidas no convênio, por exemplo, salários de pessoas da administração, despesas de consumo de água, luz etc. da sede da entidade? Se caso realmente todas as despesas sejam somente do convênio, o resultado do balanço será o do convênio. Quanto a diferença no balanço, isso é erro contábil, já não posso te ajudar.

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 14:10

Luciano

Se você seguiu a ordem de lançamentos que eu havia lhe passado, os lançamentos de devolução ficam assim:

D - Convênio Instituição X (passivo)
C - Convênio Instituição X (ativo)
Lançar o valor a ser devolvido

D - Convênio Instituição X (receita)
C - Bancos Instituição X (ativo)

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
luciano chaves silva

Luciano Chaves Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 15:56

Boa noite.
No ano de 2013 meu cliente tinha apenas um convenio, o resultado do exercicio apurado na DRE foi para meu Patrimonio Liquido, nisso esse convenio acabou em 2014, qual o lançamento devo fazer para eliminar a conta do meu Pl.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.