x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 9.622

Provisionamento NF

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 11:39

Prezados, bom dia,

Comecei a trabalhar com escrita contábil há duas semanas e estou com uma dúvida em relação ao provisionamento de impostos da NF.

Percebi que a pessoa que trabalha antes de mim fazia o provisionamento do valor do total da NF de prestação de serviços, o provisionamento dos impostos retidos individualmente (ISS, IRPJ, CSLL, COFINS, PIS) . Posteriormente era abatido do valor total da NF o valor dos impostos e o resultado era lançado como receita.

Gostaria de saber se estes lançamentos estão corretos.

Aproveito para perguntar também se é necessário provisionar o valor de NF'S a serem recebidas e que não tiveram dedução de impostos ou
posso apenas lançar seu valor diretamente como receita.

Agradeço desde já.

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 13:54

Boa tarde, Angélica Azevedo !

Vamos por etapas:

Notas Fiscais de Serviços Tomados - São as Notas Fiscais de Prestadores de Serviços para a empresa que você trabalha.

Vamos em primeiro lugar ,contabilizar essas Notas Fiscais pela sua competência,ou seja ,pela suas respectivas datas de emissão.Levando-se em conta que essas Notas Fiscais normalmente são emitidas pelo serviço prestado no mês.Desta forma,estamos automaticamente conformando que lhe antecedeu na função,estava procedendo corretamente.Ou seja,contabilizando as notas fiscais pelo Regime de Competência,independentemente do enquadramento fiscal (Lucro Presumido ou Lucro Real) ,deve se usar os valores brutos dos serviços prestados por terceiros,sem nenhuma retenção.
Assim,se a Nota Fiscal de Serviços for R$ *6.000,00,O lançamento a ser feito será:

OBS:* A partir de R$ 5.001,00, haverá retenção de Pis, Cofins e CSLL. Abaixo desse valor só erá retido ISS(conforme o caso) e IRRF,obrigatório.

No provisionamento da NFS:

D= Despesa pela Prestação de Serviços
C= Contas a Pagar

No pagamento da Nota Fiscal:
Os lançamentos serão feitos pelo Regime de Caixa,na data do seu pagamento.

D= Contas a Pagar - pelo mesmo valor da Nota Fiscal de Serviços provisionada acima(Valor Bruto)
C= Bancos - Pelo valor líquido ,descontados IRRF,o ISS(se houver retenção do mesmo, e 4,65 % Pis,Cofins e CSL.
C= Retenções conforme Lei 10833/2003( 4,65% Pis,Cofins e CSLL)
Importante:O ISS deve ser retido e recolhido na data do vencimento,por competência.
Os impostos retidos serão recolhidos por sua empresa,nas datas dos seus vencimentos.

Notas Fiscais de Serviços Prestados

Registra-se a Receita da Prestação de Serviços,pelo valor bruto.Ou seja,valor contábil da NFS.
O ISS sobre a Receita deve ser contabilizado por competência.Assim,de maneira análoga aos serviços tomados(exemplo acima),os serviços prestados por sua empresa fora da cidade onde está localizada sua empresa,ficam sob a responsabilidade da empresa contratante.
No dia do vencimento do seu ISS,o seu documento de pagamento do ISS,somado com as guias do ISS retido,somará o seu imposto municipal devido.

Espero não ter omitido algum detalhe

abraço

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 14:02

João Barbosa, boa tarde,

Muito obrigada pelo auxílio, me ajudou muito.

Aproveitando a oportunidade, você saberia me informar como faço o provisionamento da folha de pagamento?

Observei que o outro funcionário provisionava o valor referente a "empregados", localizado na parte de dados da GPS, da própria folha de pagamento. Já para o pagamento de salários era utilizado o "valor líquido a receber", também da folha de pagamento. Porém, nos meses de rescisão observei que o valor utilizado para o provisionamento era diferente, sendo lançado na escrita um valor menor do que aquele informado na parte "empregados" (GPS / folha de pagamento).
Você saberia me informar se estes lançamentos estão corretos e se nos meses rescisão algum valor é abatido do valor a ser provisionado?

Desde já agradeço a atenção!

Um abraço!

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 15:46

Angélica Azevedo ,boa tarde!

Você pode transcrever neste tópico a simulação de uma folha que você deseja contabilizar?

Minha resposta poderia ser mais diretamente útil,não só para você,como para os demais colegas que queiram participar.

Seria muito prático também para que eu teça comentários a respeito do assunto.

Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.