x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.073

Contábil e Fiscal

GEORGE WASHINGTON DE SOUZA MARINS

George Washington de Souza Marins

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 28 novembro 2014 | 19:45

Sou um dos sócios de uma empresa de serviços de instalação de câmeras de segurança/monitoramento e minha dúvida é a seguinte:
Na compra das câmeras/aparelhos de monitoramento como devo contabilizar/controlar pois realizamos locação com manutenção. Ocorre casos que após a locação, o cliente opta para comprar definitivamente as câmeras/aparelhos. Como devo também contabilizar/controlar(baixa) sendo que somos empresa de serviços? Como devo emitir as notas fiscais pois se trataria de uma venda para o cliente.

George

Gilvan Macedo

Gilvan Macedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 29 novembro 2014 | 13:48

Bom dia caro,

Pela regulamentação da Lei Kandir e suas respectivas legislações estaduais, para que ocorra a Locação de um Equipamento, deve ser emitida uma Nota Fiscal do Equipamento para a tomadora do Serviço com o CFOP 5.949 ou 6.949 e especificar que o equipamento esta sendo locado, para que não ocorra a incidência do ICMS. Pela prestação do Serviço deverá ser emitida uma Nota Fiscal de Serviço (Sefin). Caso ocorra a venda do equipamento, deverá ser emitida uma nota de Retorno do Equipamento de Locação e em seguida emitida uma Nota Fiscal sobre a Venda do respectivo Equipamento, onde ocorrerá a incidência do ICMS (caso tal produto não seja Substituição Tributária) .
Contabilmente, os equipamento devem ser registrados em contas do Ativo Imobilizado, sendo suas Entradas e Saídas (Remessa e retorno de Mercadorias) todas contabilizadas nessas contas para que se tenha o controle, caso seja vendida, dê baixa e leve-a para Custo da Mercadoria Vendida.

Mas um conselho, você deverá ter noções básica de Contabilidade e Contabilização se quiser fazer um controle Contábil de sua empresa, se não tiver, você deveria ir atras de um profissional de contabilidade para orienta-lo em suas ações para que seja feito um estudo das suas operações e saber o que fazer.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.