x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 5.634

Balanço negativo

MARCELO TRUIZ

Marcelo Truiz

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 29 novembro 2014 | 21:29

Caros colegas estou com um dilema e apesar de ter pesquisado muito, sobretudo no forum contabeis, ainda não a sanei.

Meu balanço fica com o caixa geral negativo e tudo que tenho lido a respeito diz que o que ocorre é um erro de lançamento ou que deve ter sido lançado em contas diferentes. No meu caso não pois já revisei duas vezes conta por conta lançamento por lançamento e estão beleza, o que ocorre é do meu caixa ficar negativo é o fato de a empresa ter comprado um valor maior do que vendeu no exercicio, ou seja, ela comprou 200.000,00 (dados ficticios) e vendeu 150.000,00 (dados ficticios) então o caixa no balaço fica negativo em 50.000,00 (dados ficticios). O curioso é que em todos os foruns sobre saldo negativo a dica é sempre a mesma, que houve erro de lançamento, mas no meu caso é essa a questão.
Sei que é isso porque se eu efetuar uma venda de 50 mil ou apagar uma compra de 50 mil o caixa não fica negativo. agora esta a pergunta, como faço para ajustar isso sendo que o balanço é de 2013 e não da pra fazer emprestimos bancarios ou dos socios para a empresa, visto que essa manobra daria a entender claramente que o balanço foi manipulado visto que os rejistros datariam de agora.

Leandro Morais

Leandro Morais

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 30 novembro 2014 | 09:21

Marcelo Truiz, bom dia!

Fazendo uma analogia: imagine você com R$ 1.000,00 (mil reais) na carteira e sai para fazer compras em um shopping da sua cidade. Você gastou todo o valor em compras, ou seja, ficou com "0", o que equivale dizer nada na carteira. Agora eu te pergunto: Com saldo zero (nada) na carteira, você conseguiria adquirir algum bem à vista? À resposta sem dúvida é "não". Pois, não há como pagar algo à vista se você não dispõe de recursos financeiros próprios. Portanto, nessa ótica, o saldo contábil da conta "caixa" deve ser devedor, e em nenhuma hipótese, pode ser apresentado de forma credora, pois jamais você tira dinheiro de onde não se há. Os ingressos de recursos na entidade são advindos de operações de rédito ou patrimoniais. Logo, depreende-se do texto em comento que o houve omissão de receita, ou falta de registros contábeis oriundos do capital próprio ou de terceiros, já que está constatada a regularidade dos fatos registrados.

Leandro.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Domingo | 30 novembro 2014 | 10:23

Marcelo, bom dia.

Muito já se discutiu aquí no Forum sobre "CAIXA ESTOURADO".

Selecionei ESTE TÓPICO para que possa alí se esclarecer e caso tenha ponderações a fazer, favor utilizar o tópico indicado.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.