x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.106

Como fazer para corrigir inconsistências antigas no balancet

Lucas

Lucas

Iniciante DIVISÃO 5, Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Segunda-Feira | 1 dezembro 2014 | 16:13

Olá

Primeiramente gostaria de dizer que não sou contador, e sim proprietario de uma microempresa, que abri aos 18 anos.
Como não sabia direito como repassar informações para a contadora, e como esta também não me orientou direito sobre todas as informações que deveria passar à ela.

Hoje, já com outro escritório de contabilidade cuidando das contas, o balancete vem sempre com alguns valores incorretos na parte do Patrimonio Liquido, em relação aos lucros. Por exemplo, a linha de "Lucros Distribuidos" mostra um valor X, mas se eu somar todos os valores que retirei como lucro desde a abertura da empresa (inclusive declarado no meu IR e da minha sócia), dá um valor bem maior que este registrado. (eu retiro lucro mensalmente, bastando sobrar algum valor relevante na conta-corrente, já que o faturamento é bem mais alto que as despesas e impostos - nunca houve prejuízo).

Quando contratei o escritório novo eu sugeri a eles fazer um balanço novo, pegando informações atuais e as declaradas à receita para contabilizar tudo do zero. Mas se negaram, dizendo que iriam corrigir aos poucos, com o tempo. O tempo foi passando e esses erros persistem.

Minha preocupação é em uma eventual fiscalização ou análise desses registros o auditor achar que foi alguma fraude ou algo ilegal e eu ser prejudicado. Também, no caso de vender a empresa, quem comprar pode achar ruim ter esses balanços assim.

O que sugerem que eu faça? Já cheguei a pensar em abrir outro CNPJ e fechar o atual (empresa pequena, daria trabalho, mas não impossível). Talvez eu tenha algum transtorno obsessivo compulsivo quanto a isso hehe

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 1 dezembro 2014 | 16:53

Lucas