x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 2.332

Ativação de Imobilizado de Itens doados

Fabio Bonetti

Fabio Bonetti

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 2 dezembro 2014 | 10:25

Olá,

por favor me ajudem. Me empresa recebeu doação de imobilizado em um determinado valor na nota fiscal. Porém acreditamos que este valor está acima de seu valor de mercado. Queremos ativar o imobilizado com um valor MENOR que o da nota fiscal. Posso fazer isso?

Existem alguns item da nota fiscal que queremos ativar apenas para controle e ter em nosso inventário, mas queremos ativar com um valor simbólico apenas. Primeiramente quero saber se isso é permitido no IFRS, e se sim, como devo proceder? Ativo com o valor da nota fiscal e faço uma depreciação dele em apenas 1 mês em seu valor total? Ativo já com o valor que desejo que fique? Por favor me orientem.

Obrigado

Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 2 dezembro 2014 | 11:16

Fabio Bonetti,

Na compra de bens devem ser observadas as normas específicas para a contabilização dos impostos que vierem destacados na Nota Fiscal, assim como das despesas acessórias (fretes, armazenagem, etc.), que eventualmente deverão fazer parte do custo do bem.

Sendo assim, entendo que o valor da NF de ser respeitado.

Att

Fabio Bonetti

Fabio Bonetti

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 2 dezembro 2014 | 13:21

Olá, obrigado pela sua resposta!

Quanto ao lançamento da mesma, será respeito todos seus valores, incluindo os tributos! (nesse caso não possui por ser doação),

minha dúvida é se posso ativar o item da Nota fiscal com valor zero e jogo o valor direto para resultado (despesa), ou ativo e já deprecio tudo de uma vez...

Minha questão é essa porque, jogando o ativo direto para resultado vou diminuir minha base de cálculo para os impostos diretos CS e IR.

Fabio Bonetti

Fabio Bonetti

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 2 dezembro 2014 | 13:43

não, recebi por doação. Mas não necessariamente preciso ter desembolso de caixa para registrar um ganho! Uma máquina nova foi comprar por uma empresa, que resolveu se desfazer da máquina (sem ao menos utiliza-la) e nos fez a doação, portanto tive um ganho! Não vou precisar pagar!

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Terça-Feira | 2 dezembro 2014 | 13:56

boa tarde,

você deve ativar o bem pelo valor da nota fiscal e deprecia-lo normalmente.

se sua empresa for lucro real, deverá pagar ir/cs sobre o valor doado.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.