x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 971

DARLI COSTA DE SOUZA

Darli Costa de Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 5 dezembro 2014 | 17:42

Gostaria de uma pergunta sobre um lançamento que estou em duvida.

1 - O Sindicato dos servidores fez um convenio com uma empresa de cartão de crédito para os servidores fazerem suas compras do mês e sai o desconto em folha de pagamento na prefeitura que repassa ao sindicato pergunto no final do mês o sindicato REPASSA os valores comprado pelos servidores para o comercio local qual seria o lançamento de pagamento desses valores e qual grupo eu coloco? aguardo resposta pois estou em duvidas

Lilian Araujo

Lilian Araujo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 11:32

Bom dia, a todos
Estou em dúvida de um seguinte lançamento:
23/10/2014 - Pagto antecipado a fornecedor (Akzo Nobel Ltda) no valor R$ 3.319,07
D= adiantamento a fornecedor (AC)
C= banco (AC)

31/10/2014 - Lançando da Nota fiscal do (Akzo Nobel Ltda) no valor R$ 3.188,22
Como fiquei com crédito com o fornecedor, neste caso como lanço?

Obrigada e aguardo retorno,

Victor Albuquerque

Victor Albuquerque

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 12:20

Bom Dia,Lilian!

eu acredito que o lançamento correto seja se aproveitar do credito e o restante do valor vai para conta caixa/banco ou fornecedor(pc) se for a prazo.

exemplo:

Restante a vista

D-Estoque(AC)
C-Caixa/Banco(AC)
C-Adiantamento a fornecedor (AC)

Restante a prazo

D-Estoque(AC)
C-Fornecedor(PC)
C-Adiantamento a fornecedor(AC)

Carlos Hidemitsu Ychisawa

Carlos Hidemitsu Ychisawa

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 12:21

Lilian, boa tarde.
No meu entender, a grosso modo, o lançamento ficaria assim:

Exemoplo 1
D - Compra de Mercadoria(ou custo) (CR) R$. 3.188,22
C - Adiantamento a Fornecedor (AC) R$. 3.188,22

Exemplo 2

D - Estoque (AC) R$. 3.188,22
C - Adiantamento a Fornecedor (AC) R$. 3.188,22

É importante destacar no histórico, da conta credora em ambos os casos, que é baixa de parte do valor adiantado anteriormente. Neste caso, você ficaria com o crédito da diferença, podendo utilizá-lo na próxima compra.

Victor Albuquerque

Victor Albuquerque

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 12:36

Lilian o Carlos Esta correto,não me atentei que o valor da nota é inferior ao crédito,então só irá creditar o adiantamento no valor da nota o restante deve continuar na conta do ativo circulante.

Cleiton Dada dos Santos

Cleiton Dada dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 12:38

Boa tarde, no caso do Darli Costa de Souza, tu faz a contabilidade do sindicato correto?
Se for assim, tem que criar uma conta no PC e quando a prefeitura passar o valor a pagar para o comércio, debita o caixa ou banco e credita essa conta, quando o sindicato começar e efetuar esses pagamentos, vai fazendo o lançamento inverso até zerar. Não sei se interpretei corretamente, mas acho que é isso, senão é só perguntar novamente.

Quanto ao caso da Lilian Araujo, a diferença vai continuar como adiantamento a fornecedor, a não ser que te devolvam o dinheiro, simples assim,
ou fica o saldo de adiantamento até a próxima compra, ou te devolvem o dinheiro e tu lança contra o caixa ou banco.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.