x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 5.329

Bem agregado ao Ativo Imobilizado

Juliana Ianone

Juliana Ianone

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 08:50

Bom dia,

Meu cliente está construindo no Terreno que está no Ativo Imobilizado da empresa durante esta construção ele foi comprando o material, eu tenho que agregar este material no Ativo Imobilizado?
A compra de material que me refiro é Tijolo, Bloco, Ferro, Areia, Cimento, etc.

Dirceu Pereira

Dirceu Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 09:43

Bom dia, Juliana Ianone!


São classificados, no imobilizado, os recursos aplicados ou já destinados á aquisição de bens de natureza tangível ou intangível, mesmo que ainda não em operação, tais como construções em andamento, importações em andamento, etc.
Os encargos financeiros de empréstimos e financiamentos de terceiros para a construção ou montagem de bens do imobilizado devem ser capitalizados até o momento em que o bem estiver em condições de operação.

O registro do ativo imobilizado é regulado pela NBC T 19.1.

Terrenos
Nesta Conta são registrados os valores relativos aos terrenos de propriedade da empresa e que são utilizados em suas operações, tais como: terrenos onde se localizam a fábrica, a administração, as filiais, os depósitos. os terrenos sem uma destinação específica devem ser classificados no grupo investimentos.

Edificações
Abrange os edifícios que estão em operação, os imóveis ocupados pela administração, fábrica, depósitos, filiais de propriedade da empresa.
Não devem ser incluídos nessa conta os valores relativos ás instalações elétricas, hidráulicas, etc., que fazem parte da conta instalações.

Instalações
Nessa conta são registrados os equipamentos, materiais e custos de implantação, relativos a instalações hidráulicas, sanitárias, de vapor, de ar-comprimido, de comunicações, de climatização, etc., com a característica de serviços indiretos e auxiliares ao processo produtivo da empresa, que apesar de fazerem parte dos edifícios, devem ser segregadas, uma vez que a sua vida útil e a depreciação são diferentes.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.