x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.834

Alteração no contrato empresarial x Livro diário e encerrame

KAROLINY MACIEL BITTENCOURT

Karoliny Maciel Bittencourt

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 18:44

Boa noite!!

Comecei este mês a imprimir livro diário e razão no escritório em que trabalho, só que lá ninguém sabe muito bem do assunto então, tenho algumas dúvidas, quanto a alteração de contrato social e o encerramento da empresa.

1º Quando o nome da empresa é alterado no meio do ano, o termo de abertura fica diferente do termo de encerramento?

2º Quando o sócio ou administrador é substituído no meio do exercício os termos também serão diferentes?

3º Se a empresa encerra o CNPJ em, por exemplo, 17/05/2014, posso colocar esta mesma data nas demostrações que vão no livro (balancete, balanço, dre e dlpa), ou tenho que colocar 31/05/2014?



*Ressaltando, para as perguntas 1 e 2, que estou imprimindo livros de 2007 em diante.


Obrigada!!!

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 9 dezembro 2014 | 13:29

Karoliny

Quando for fazer a impressão e registro de livro, os dados contidos nos termos devem ser os atuais.

1 - Se a empresa alterou a razão social no meio do ano, o livro ao final do exercício vai ser impresso com os dados atuais, e no termo de abertura, deixar uma ressalva indicando a data da alteração. O mesmo procedimento serve para qualquer alteração.

3 - A data do encerramento deve ser mencionada em ressalva no termo de abertura e encerramento, mas com coloque a data do fim do mês.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Diogo de Sousa Silva

Diogo de Sousa Silva

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 15:03

Boa Tarde clovis,

Estou com praticamente o mesmo problema da Karoliny, no meu caso é uma alteração de endereço no meio do exercício.

Deveria proceder colocando uma observação no termo de abertura? Caso seja questionado na hora de registrar o livro, em qual embasamento de lei posso usar para confrontar caso questionado?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.