x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.189

Contabilidade para MEI

JORGE DA SILVA LISBOA NETO

Jorge da Silva Lisboa Neto

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 18:57

Olá amigos.

Trabalho com auditoria, logo não tenho muito tempo disponível, rs, contudo tenho como objetivo abrir meu escritório de contabilidade. Atualmente estou pensando em abrir um escritório como MEI, e atender somente outros MEIs inicialmente, pois assim não dependeria de tanto tempo disponível, quando os negócios começacem a crescer trocaria meu atual emprego pelo escritíorio em tempo integral e passaria a atender empresas nas demais categorias.

Gostaria de pedir a ajuda de vocês com algumas dúvidas:

1) O plano de começar atendendo somente MEI é bom? Sei que não vou cobrar pela abertura e primeira declaração, mas posso cobrar um valor mensal (R$ 50 reais por exemplo) para fazer aquele relatório mensal das vendas, bem como guardar as documentações, certo? Além disso também posso cobrar, por intermediar a confecção de NFs, efetuar baixa do MEI, etc. Estou certo?

2) Sei que o MEI não precisa de contabilidade regular, mas posso fazer se assim acordar com meu cliente, certo? Acredito que posso convencer alguns clientes da importância da contabilidade regular para a gestão do negócio e captação de recursos junto a bancos. Nesse caso, posso cobrar uma valor maior do que os R$ 50 reais cidados no iten 1, correto?

3) No caso de fazer a contabilidade regular do MEI, considerando que ele não é obrigado, basta eu utilizar um sistema contábil para efetuar os lançamentos, gerar os balancetes e etc? Ou o fato de ter contabilidade regular traria outras obrigações acessórias (SPED, Impressão de livros etc.)?

Desde já agradeço mais uma vez a grande ajuda deste forúm fantástico.

Att,
Jorge Lisboa
Carlos Alvarenga Junior

Carlos Alvarenga Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 dezembro 2014 | 10:52

Bom dia Jorge

Em relação a abrir a contabilidade no MEI, se o caso for somente para você trabalhar atendendo poucos clientes, e ter no máximo 1 funcionário, é sim a melhor escolha.

No caso de atender somente cliente do MEI, não sei como está na sua região, mas a minha a fraco. O povo não quer pagar nada, e a verba como você mesmo disse é somente a partir de 1 ano, após a primeira declaração.

Acho bem bacana tentar juntar essa galera MEI com auxílio da contabilidade, para que possam estar desenvolvendo o negócio. Nesse caso vale muito a pena, como você já tem experiencia com Auditoria é uma boa forma de lucrar.

Pode ser cobrado honorários sim pelo MEI, tendo em vista que se tiver funcionários, você vai ter que fazer Folha de Pagamento e tudo mais. Os livros são somente os básicos como: caixa, entrada e saída, mas sem necessidade de registro. O resto o MEI está dispensado como o ME (diário, BP, DRE, Razão e Etc). SPED ta longe de exigir.

Espero ter ajudado um pouco. Abraço

JORGE DA SILVA LISBOA NETO

Jorge da Silva Lisboa Neto

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 dezembro 2014 | 11:05

Carlos, muito obrigado pela resposta, informações muito úteis com certeza.

Sou do Rio de Janeiro - RJ, e por aqui tem feito contatos com muitos MEIs e muita gente interessada em se tornar MEI. Por isso tive a ideia de começar atendendo essa galera, pois toma menos tempo, e depois ir expandindo, até com o próprio crescimento deles.

Pelo que estou entendo, posso oferecer o serviço de contabilidade completa, sem criar a necessidade de outras obrigações acessórias. Já conversei com alguns interessados em ter uma contabilidade completa, ou seja Balancetes mensais, e BP, DRE, DMPL, DFC anuais, tendo um software de contabilidade posso fazer isso, sem me preocupar com obrigações adicionais que possam surgir, certo?

Acredito que se enxergar como uma grande empresa é o primeiro passo para ser uma!

Att,
Jorge Lisboa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.