x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 11.408

Ajuste de Contas Contábeis

ODINAMSANTOS DA COSTA

Odinamsantos da Costa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 17:23

boa tarde.

alguém poderia me ajudar em um laçamento contábil? o fato é o seguinte, no ano de 2009 o financeiro da empresa fez um adiantamento para um fornecedor "x", mas debitou um fornecedor "y", e agora conciliando os saldos pois estava tendo uma diferença desde 2009 constatei o fato na contabilidade, preciso saber como vou proceder nesse lançamento contábil? faço o lançamento da conta do fornecedor "y" para a conta do fornecedor "x" direto como ajuste?

Grato e aguardo.

Dirceu Pereira

Dirceu Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 18:03

Boa tarde, Odinamsantos da Costa!

Pela sua exposição, entendo que não terá alteração ou influência na apuração do resultado do exercício.
O lucro líquido do exercício que está sendo apurado não pode sofrer influências dos efeitos das correções de exercícios anteriores, ou seja, as contas de resultado do período só podem receber registros contábeis quando são operações do próprio período, não podendo receber registro de receitas e despesas de exercícios anteriores.
Na conta de Ajustes de Exercícios Anteriores serão considerados apenas os decorrentes de retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos correntes.

Aumento Indevido do Resultado de Exercício Anterior

Sendo apurado aumento indevido do resultado de período anterior já encerrado, deverá realizar os seguintes lançamentos contábeis:

D - Ajuste de Exercícios Anteriores (Patrimônio Líquido)

C - Contas do Ativo/Passivo, conforme o caso

Após a correção das contas patrimoniais, o saldo da conta de Ajuste de Exercícios Anteriores deve ser transferido para conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados:

D - Lucros ou Prejuízos Acumulados (Patrimônio Líquido)

C - Ajuste de Exercícios Anteriores (Patrimônio Líquido)


Redução Indevida do Resultado do Exercício Anterior

Sendo apurada diminuição indevida do resultado de período anterior já encerrado, deverá realizar os seguintes lançamentos contábeis:

D - Contas do Ativo/Passivo, conforme o caso

C - Ajuste de Exercícios Anteriores (Patrimônio Líquido)

Após a correção das contas patrimoniais, o saldo da conta de Ajuste de Exercícios Anteriores deve ser transferido para conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados:

D - Ajuste de Exercícios Anteriores (Patrimônio Líquido)

C - Lucros ou Prejuízos Acumulados (Patrimônio Líquido)


Caso haja diferença de imposto de renda e de contribuição social, devem ser apuradas eventuais diferenças, inclusive o adicional de IR.

Base Legal: Resolução CFC nº 1.179/2009 e CPC 23.

ODINAMSANTOS DA COSTA

Odinamsantos da Costa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 18:26

Dirceu.

A sua resposta é que posso fazer o lançamento direto em 2014, conforme mencionado pelo Telmo, já que não haverá transitoriedade entre contas de resultado? É isso mesmo?

Grato

CLAUDIO OLIVEIRA

Claudio Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 11:38

Bom dia amigos do forum!

Estou conciliando a conta fornecedores de uma empresa que no exercício de 2013 ficou em aberto aguardando o pagamento. Porém descobri que no próprio exercício os pagamentos destes fornecedores foram efetuados em conta de despesas, permanecendo assim o saldo a pagar.

Como devo fazer a baixa desses fornecedores e como posso me respaldar diante de uma fiscalização?

Desde já agradeço!

Dirceu Pereira

Dirceu Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 16:26

Boa tarde, Claudio Oliveira!

Conforme sua informação, a despesa foi apropriada em duplicidade, assim sendo, deverá realizar “Ajustes de Exercícios Anteriores”, neste caso ocorreu a redução do resultado.
Veja acima na mensagem postada em 10/12/2014, onde exemplifica os lançamentos.
A base legal para este procedimento é a RESOLUÇÃO CFC Nº 1.179 DE 24/07/2009 – (DOU de 04/08/2009), que aprova a NBC TG 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 16:30

oi, contabiliza-se

data: 01/01/2014
d- fornecedor (passivo circulante)
c- ajustes de exercícios anteriores (patrimônio líquido)
vlr ref. n/transf. do lançamento n.º xxx de xx/xx/2013 do livro diário n.º xxx registrado na junta comercial (ou cartório de registro de documentos) sob n.º xxx em xx/xx/2014.


>> esse ajuste vai aparecer na demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, logo nas notas explicativas deve-se justificar o lançamento acima.


bom trabalho!

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 18 março 2015 | 09:41

Pessoal, estou com o seguinte caso:

Empresa recebeu como 'adiantamento de clientes' (PC). D -Banco C - Adiantamento de clientes. 'x,00'. em 2013.

Logo, emitiu a nota fiscal, porém a contabilidade efetuou esse pagamento a vista. Assim sendo: D - CAIXA C - Venda de mercadorias.

Agora o saldo do PC 'adiantamento de clientes', está em aberto.

Pergunto: Como ajusto essa informação, ocorrida em 2013.

Se alguem puder me ajudar agradeço muito Obrigado

Fábio Henrique Catelani Ferreguti
CLAUDIO OLIVEIRA

Claudio Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 14:36

Boa tarde amigos do Fórum,

Eu aqui novamente tentando esclarecer minhas dúvidas, vou tentar formular de forma clara minha pergunta conforme segue:

Quando há saldo a baixar na conta de adiantamento a fornecedor (de material por exemplo), faço o lançamento no dia do recebimento da nota fiscal da seguinte forma:
D: Estoque
C: Adiantamento a Fornecedor

Sem envolver conta de resultado, certo?

Pois bem, trabalhando em uma contabilidade do exercício 2014, percebi que um saldo de 2013 no adiantamento a fornecedor não foi baixado, e a nf foi recebida também em 2013. Quero fazer o o lançamento da baixa em 2014 seguindo o exemplo acima.

Posso fazer o lançamento?
Posso ser penalizado?

Grato,

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 15:58

oi fabio henrique, segue-se a correção do lançamento

d - adiantamentos. de clientes (passivo circulante)
c - caixa (ativo circulante)
vlr ref. transferência do lançamento xxx da página xxx do livro diário xxx registrado na junta comercial. .. em xx/xx/2014 sob número xxx.

>> o lançamento contábil acima se faz necessário visto que erroneamente a contabilidade lançou indevidamente contra caixa um valor que antes ja havia entrado no banco a titulo de adiantamento, sendo assim a conta "caixa" estava com saldo a maior do que deveria estar.

bom travalo!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.