x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 7.395

devolução de vendas empresa optante pelo simples nacional

WASHINGTON LUIZ AFONSO

Washington Luiz Afonso

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 14 dezembro 2014 | 00:17

boa noite.

tenho um cliente que é optante pelo simples nacional e vende rações do tipo pet. Ele vende essas mercadorias para supermercados, e de vez em quando algumas dessas rações são devolvidas por eles.

como o meu cliente é optante pelo simples nacional e não tem destaque do ICMS por ser subst. tributária, como ficaria o lançamento contábil dessa devolução de vendas???

no aguardo.

att.

washington.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 9 anos Domingo | 14 dezembro 2014 | 10:41

Washington Luiz Afonso, bom dia.


Como não há lançamentos de impostos (ICMS, PIS/COFINS etc.) por se tratar de empresa optante pelo simples sugerimos:
D – Devolução de vendas
C – Clientes

Pela entrada no estoque
D – Estoque
C – Custo das Mercadorias Vendidas

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
WASHINGTON LUIZ AFONSO

Washington Luiz Afonso

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 14 dezembro 2014 | 12:05

Bom dia Sr. Luiz José

O primeiro lançamento eu entendi, porem o segundo é que estou na dúvida., pois como apurar o cmv de uma mercadoria em um determinado período? exemplo: A mercadoria foi vendida em 05/10/2014 no valor de R$ 50,00 e foi devolvida parcialmente em 10/11/2014 no valor de R$ 30,00



D - Devolução de vendas

C- Clientes / caixa ----- R$ 30,00

Pela entrada no estoque

D - Estoque

C - Custo das Mercadorias Vendidas ---- ?????



Sei que a equação para se apurar o CMV é o seguinte:


cmv = ei + c - ef

Como saber essas informações referente ao período acima exemplificado? Pois o estoque inicial mais as compras é tranquilo de se saber porem o estoque final quem me passaria essa informação seria o cliente. Pois não tenho a memória de cálculo para saber qual a majoração que ele colocou quando da venda da mercadoria!!!! . O estoque final que eu apuro é com base nas notas fiscais de compra e de venda, porem não sei o valor que ele embutiu na mercadoria para vende-la.

Diante do exposto tem alguma forma de se apurar a grosso modo esse cmv?


Att.

Washington.





O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.