x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.520

Regime de Caixa

PAULO FIORILLO

Paulo Fiorillo

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 09:39

Bom dia Portal Contábeis.
Minha dúvida é: Uma empresa em 2013 era regime de competência. Agora, em 2014, optou pelo regime de caixa. Como fazer a contabilidade no que tange a conta Bancos c/ movimento. Um conhecido me falou que tenho que fazer o seguinte: em 02/01/2014, transferir o saldo de 12/2013 da conta Bancos para a conta Caixa e, dai pra frente, considerar tudo como se fosse Caixa. É correto esse pensamento? Neste caso não precisaríamos mais fazer conciliação bancária? Outra questão: No regime de caixa, fico dispensado da apresentação em 12/2014 de um Balanço Patrimonial e suas demonstrações? Desde já, agradeço. Muito obrigado. Paulo Fiorillo.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 09:56

Paulo

A diferença do regime de competência para caixa é que você não vai mais fazer o provisionamento/apropriação, as despesas são contabilizadas direto para a despesa. Não interfere em nada na conta Bancos, devendo fazer as conciliações normais e apresentar o balanço e as demais peças contábeis normalmente.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 12:58

Boa tarde Senhores.

Clovis Igarashi, mas então o princípio contábil da competência irá abranger simplesmente as receitas?

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 13:19

Clovis Igarashi.

Não tinha compreendido da forma correta o início pergunta do amigo Paulo Fiorillo. Por isso o equívoco.
Pensei que ele estivesse simplesmente falando da contabilização, sem entrar na seara de tributação.


Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Eduardo Henrique Menegueti Domeni

Eduardo Henrique Menegueti Domeni

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 14:27

Paulo Fiorillo ,

No Regime de competência apura-se a tributação pelo reconhecimento da receita do mês de Competência, ou seja quando ela Ocorreu.

No regime de Caixa apura-se a tributação pelo Seu recebimento, ou seja quando ele recebe a Receita (por isso regime de caixa).

A escrituração e apresentação das demonstrações contábeis não mudará em nada.

Clóvis me desculpa eu havia me referido ao vizinho dele. Você esta correto eu só tentei complementar. Abs

- Assessoria Contábil 
- Perícia  Judicial/Extrajud.
- Wats (18) 996248632
e-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.