Juscelino Trajano da Cunha
Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário Eu gostaria de obter esclarecimentos sobre um fato ocorrido comigo.
A quase 2 anos solicitei ao meu "contador" para dar baixa no cadastro de minha empresa, após 15 dias o mesmo entrou em contato comigo e confirmou que ja estava tudo resolvido.
Porém, após 1 ano depois de minha solicitação, o mesmo me notifica que eu teria que procurar a coletoria estadual de meu estado. Chegando lá, encontrei uma dívida que nunca imaginei na minha vida, me assustei, claro. Ao fazer a análise tanto na coletoria como na receita federal, encontrei alguns débitos.
O que eu não esperava é que esses débitos fossem com valores enormes para o patamar de minha empresa.
Uma das dívidas era o GIM, onde o mesmo não era apresentado desde o ano de 2008 ate 2014. Também encontrei um tal de GFIP, que eu não sei muito bem o que é.
Entrei em contato com esse "contador" e ele me orientou a não pagar a dívida(no caso eu parcelei em 2 anos), pois alegou estar tudo ok até aquele período. Ao passar alguns dias, o mesmo veio a me falar que eu teria que esperar uma mudança de governo, para ver se aquela dívida seria perdoada ou não. Na verdade eu fiquei sem saber o que fazer... No momento estou honrando o compromisso mensal de pagar essas parcelas, pois quero me livrar logo desse prejuízo que esse cidadão me colocou...
Minha dúvida pessoal é a seguinte:
Essa dívida ou a falta de informação sobre a mesma, é culpa minha ou incompetência desse profissional que não foi capaz de me avisar a tempo ou me orientar sobre a mesma para que eu pudesse estar ciente e tomar as medidas precauções?
Estou me sentindo lesado e tendo muitas dificuldades a pagar essa dívida, pois estou sem emprego e sem a minha empresa, pela qual passei 8 anos com a mesma.
Pois tenho certeza, se eu soubesse que estava assim, eu teria mudado de contador o quanto antes...
Espero que alguém possa me orientar e tentar resolver esse problema.
Desde já, muito obrigado.