x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.204

Dividas com GIM e GFIP

JUSCELINO TRAJANO DA CUNHA

Juscelino Trajano da Cunha

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 9 anos Sexta-Feira | 2 janeiro 2015 | 12:49

Eu gostaria de obter esclarecimentos sobre um fato ocorrido comigo.

A quase 2 anos solicitei ao meu "contador" para dar baixa no cadastro de minha empresa, após 15 dias o mesmo entrou em contato comigo e confirmou que ja estava tudo resolvido.

Porém, após 1 ano depois de minha solicitação, o mesmo me notifica que eu teria que procurar a coletoria estadual de meu estado. Chegando lá, encontrei uma dívida que nunca imaginei na minha vida, me assustei, claro. Ao fazer a análise tanto na coletoria como na receita federal, encontrei alguns débitos.

O que eu não esperava é que esses débitos fossem com valores enormes para o patamar de minha empresa.

Uma das dívidas era o GIM, onde o mesmo não era apresentado desde o ano de 2008 ate 2014. Também encontrei um tal de GFIP, que eu não sei muito bem o que é.

Entrei em contato com esse "contador" e ele me orientou a não pagar a dívida(no caso eu parcelei em 2 anos), pois alegou estar tudo ok até aquele período. Ao passar alguns dias, o mesmo veio a me falar que eu teria que esperar uma mudança de governo, para ver se aquela dívida seria perdoada ou não. Na verdade eu fiquei sem saber o que fazer... No momento estou honrando o compromisso mensal de pagar essas parcelas, pois quero me livrar logo desse prejuízo que esse cidadão me colocou...

Minha dúvida pessoal é a seguinte:

Essa dívida ou a falta de informação sobre a mesma, é culpa minha ou incompetência desse profissional que não foi capaz de me avisar a tempo ou me orientar sobre a mesma para que eu pudesse estar ciente e tomar as medidas precauções?

Estou me sentindo lesado e tendo muitas dificuldades a pagar essa dívida, pois estou sem emprego e sem a minha empresa, pela qual passei 8 anos com a mesma.

Pois tenho certeza, se eu soubesse que estava assim, eu teria mudado de contador o quanto antes...

Espero que alguém possa me orientar e tentar resolver esse problema.

Desde já, muito obrigado.

Pablo Vieira de Araújo

Pablo Vieira de Araújo

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 5 janeiro 2015 | 15:25

Juscelino,

Se você tiver um contrato de prestação de serviços em que o Contador se comprometa em prestar as informações referente a GIM e a GFIP, a responsabilidade é dele. Porém adianto que se a sua Empresa não tinha funcionários contratados no período a que se refere essa divida, pelo menos as multas de GFIP podem ser indevidas. Nesse caso seriam enviadas GFIPS sem movimento.

JUSCELINO TRAJANO DA CUNHA

Juscelino Trajano da Cunha

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 9 anos Segunda-Feira | 5 janeiro 2015 | 19:37

Muito obrigado amigo por seu retorno e atenção em me ajudar...
Olha só, minha empresa nunca teve funcionários registrados, o que eu pagava mensalmente era:

->Mensalidade desse contador
->DAS
->GPS

Isso que citei, eram de rotina na minha pequena empresa, ou seja, mensalmente esse contador me entregava esses documentos e imediatamente recolhia as notas fiscais de compra. Todo o movimento de minha empresa era apenas esse que falei.

Quando me chegava uma notificação estadual, eu o procurava e entregava as mesmas a ele. A resposta que eu recebia dele é que estava tudo certo...

Eu gostaria muito de ter a certeza que ele usou a ma fé comigo e me prejudicando até o momento, pois a partir do momento em que eu obtivesse essa afirmação eu iria procurar rever meus direitos...

Confio muito nesse site e espero que assim como vc se dispôs a me ajudar, outros profissionais da área também estejam disponíveis...

Desde já, volto a lhe agradecer e espero maiores informações.

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.