x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 14

acessos 3.755

Escritório aberto ao lado

FABIANO M RODRIGUES

Fabiano M Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 00:26

Boa noite estou abrindo um escritório já a 30 dias, e esta semana na
sala ao lado abriu outro escritório eu gostaria da opinião dos colegas:
O que fazer?
01 - Sair e tentar alugar o ponto em outro local
02 - Continuar no mesmo local com o concorrente ao lado

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 07:38

Fabiano, bom dia...

Cara escritório de contabilidade não é igual a loja de departamento que o cliente vai numa e depois noutra comparando preços.
Você deve mostrar que tem diferencial. Se o seu ponto comercial for bom, não vejo o por que mudar agora.

Aqui em Blumenau há alguns casos de contabilidades que se são vizinhas, mas nem por isso que dizer que ficam caçando clientes.

Agora se você está muito incomodado com a situação, pode ser melhor ir procurando outro lugar, porém com mais calma.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 07:54

Bom dia Jaques e Fabiano!
Realmente não é o local que atrai um cliente como se fosse uma "loja ou boutique", tanto que em muitos lugares você as duas uma lado a lado e concorrem tranquilamente.

O colega Jaques foi muito feliz em dizer que é no "diferencial" que você conquista o cliente, como uma boa propaganda, um quadro de funcionários competentes, "uniformizados", ou seja, realmente a "cara" do seu escritório pode diferenciar na hora da impressão, mas quando aparecer algum cliente é nas suas qualidades e conhecimentos técnicos que vão fazer a diferença.

Muita segurança na hora de explicar as coisas, apresentar caminhos alternativos para a relisão de impostos é um diferencial.


Espero ter contribuído.

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
FABIANO M RODRIGUES

Fabiano M Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 15:49

Boa tarde Jacques e Eduardo,

Concordo com vocês mas a situação é:

- A sala do colega é a primeira do corredor e a minha é a ultima
- E a funcionaria do concorrente esta abordando os prováveis clientes logo na entrada
- Já ocorreram casos de Cliente nos procurar e ser abordado pelo colega ao lado

LUCIANA BRITO ALVARENGA MARSARI

Luciana Brito Alvarenga Marsari

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 15:59

BOA TARDE !! NOSSA QUE COISA CHATA HEIN !!! bom concordo com os amigos ,você terá que fazer o possível para ser diferente ,acho que o ponto principal seria a competência e conhecimento , a simpatia também conta ,o problema maior talvez seria o preço,mas de qualquer forma te desejo toda sorte do mundo ,bj

Marcelo M

Marcelo M

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 16:16

Amigo, eu trocaria de lugar mesmo. Dá até uma certa confusão no final, alguns funcionários de empresas vão até ao seu escritório, pensando que é no outro e vice versa.

E o proprietário do prédio é bem sacana não é?

Abraços

Davi Gomes

Davi Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 16:19

O seu caso é complicado, entendo que a posição estratégica de seu escritório esta comprometida pelo outro escritório concorrente.
Estude bem a situação que você encontra-se, pois uma parte importante de um escritório contábil é a estratégia de Marketing onde o ponto comercial pode ser peça que compõem este Planejamento.

Davi Gomes

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 16:30

Daí Fabiano a coisa muda um pouco de figura:

1 - estão tentando aliciar teus clientes.
2 - do jeito que você explicou que é a disposição das salas também complica por que eles sempre vão ter ampla vantagem naqueles clientes PF que aparecem na hora do aperto do IRPF.

Vai procurando outro lugar, ou tenta algo que deixe bem claro a tua posição lá e te diferencie de longe do teu concorrente, que não está sendo nenhum pouco leal pelo teu relato.

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 16:42

Olha, acompanhei o relato, e concordo plenamente como o Jaques Dix, primeiramente pelo diferencial e tal e por ter escritórios um do lado do outro, mais como o mesmo logo abaixo citou, o aliciamento complica a situação.

Também sugiro a você Fabiano a procura de um outro lugar, quando o profissional é bom e está embasado pelo ética e moral, cedo ou tarde a recompensa vem.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
JOSÉ LUIZ PAGANI

José Luiz Pagani

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 16:56

Fabiano,

Concordo com o colega Jaques.
Escritório de Contabilidade não é comércio varejista.
Entendo eu que atualmente a captação de clientes se dá principalmente por indicação de seus outros já clientes satisfeitos seus.
Se seu cliente for coerente, ao chegar em seu ponto comercial e mesmo tendo outro escritório ela vai procurar a sua pessoa, pq. já recebeu indicação que vc. é um bom profissional.
Não sei se os colegas concordam, mas empresário sério, honesto e preocupado com que as coisas saiam certas em sua empresa, não sai procurando Escritório de Contabilidade, mas com certeza vai buscar indicação de outros empresários colegas seus, do mesmo ramo ou não que o seu.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 07:29

Apenas complementando, o melhor mesmo é procurar outro lugar, já que seu "vizinho" não tem ética.

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
FLAVIO

Flavio

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 08:08

Realmente complicada a sua situação, concordo com os demais colegas que a melhor atitude a ser tomada agora é procurar um novo lugar, mas acredito que valha a pena procurar o administrador e proprietário do prédio e expor a situação a ele, caso o mesmo seja condescendente com o seu colega de prédio procure um novo lugar. Em relação a proximidade e concorrência existem vários casos de contadores proprietários de escritórios que acabam virando amigos, e acabam recorrendo um ao outro em caso de dúvidas ou procurando orientação, mas acredito que não venha ser o seu caso devido as ações do seu colega.

Boa sorte, e quando resolver a questão volte a postar, estamos torcendo pelo seu sucesso!

Raul Giraldini

Raul Giraldini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 09:08

Bom dia a todos,

Com tudo o que foi postado aqui, eu apenas gostaria de expor minha opinião, que está em primeiro de tudo, vc criou um Plano de Negócios para o seu escritório, se sim com certeza colocou suas análises SWOT da concorrência, os 4P's e assim vai então coloque o plano de negócios em ação.
Se não criou um plano de negócio, já comece a pensar em inovação, pois se um cliente aparece pra te pedir conselhos, o seu primeiro conselho seria o plano de negócios para a empresa dele.

Qto a mudança de endereço siga esses passos abaixo:

* Vc não tem que pensar nele e sim em vc;
* O custo do aluguel está no seu bolso;
* O local para atendimento dos seus clientes está bom, agradável e aconchegante;
* A capacidade sua e de seus funcionários em lidar com seus clientes e a situação está no controle;

E apresentar o seu diferencial, que já vou te dar uma dica.......se vc tem um concorrente na sua porta, ofereça ao seus clientes o serviço de entrega e busca das documentações direto nos clientes e que eles compareçam ao seu escritório apenas para tomar um café e troca de informações.

Nada se cria tudo se copia - e na hora de copiar inove crie melhorias, pois tudo tem que evoluir.

E faça com seu cliente na porta copie de vc, e não que vc copie dele.

Lembre-se concorrente não é inimigo, é amigo pois através dele que vc melhora..........

Olha as mulheres elas se embelezam para ser melhor que as outras e por fim acabam ficando bonitas os homens.........com isso os homens vêem o Lucro e o Prejuízo na mesma hora.................rsrsrsrsrsrsrs

Abraços a todos,

Raul Giraldini
[email protected]
\"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.\" (Dave Weinbaum)
FABIANO M RODRIGUES

Fabiano M Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 12:35

Bom dia, conversei com o dono do prédio onde me deu a opção de trocar de sala e ficar
na primeira sala do corredor visto que ele também foi pego de surpresa com a abertura do concorrente
ao lado, agora quando o cliente chegar já vai deparar com a nossa sala, e os que procurarem o colega ao
lado com certeza sera orientado a procura-lo.

Obrigado a todos..

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 14:08

Boa sorte Fabio, e siga o que o colega Raul postou, será de grande valia.

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.