x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 3.489

Contabilização do Parcelamento do Simples Nacional

MATHEUS CAVALCANTE

Matheus Cavalcante

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 12:18

Bom dia caros colegas de profissão,

Um cliente fez um parcelamento de débitos do Simples Nacional, este já consolidado no valor total de R$ 16.479,95, sendo o débito original de R$ 13.311,91.

Foram divididos em 54 parcelas de 240,31(no DAS o valor principal, sem multa e juros ). Observei que multiplicando este valor soma um total de R$ 12.976,74, logo o valor é menor do que o débito original de R$ 13.311,91, que dividido em 54 parcelas, ficaria no valor de R$ 246,52.

Na contabilidade,
Vou fazer a transferência do saldo da conta de Simples a Recolher(PC) para Parcelamento - Simples Nacional(PC/PNC) ( valor de R$ 13.311,91 )
até ai tudo bem... Quando eu fizer o pagamento das parcelas, o valor principal está a menor. O que devo fazer?

Att, Matheus Cavalcante
Alex Machado

Alex Machado

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 13:56

Oi,

Alguns clientes aqui do escritório fizeram o parcelamento do simples. Eles pagavam, antes da consolidação, parcela de $300(valor principal mais juros/multa) para evitar a exclusão do simples. Se o seu cliente fez esse pagamento, então foi abatido do valor principal após a consolidação. Verifique no ECAC os pagamentos com o código 3333 se há algum de $300.

Porém, fiz essa mesma análise que você e constatei que em alguns casos o valor principal fica maior ou menor sem explicação. Enviei consulta a Receita Federal mas até agora não obtive resposta.

Pegue o resumo do parcelamento no site e cruze o valor principal de cada mês parcelado com o valor na sua contabilidade, pois pode haver algum erro na escrituração, retificação da receita declarada, etc.

Espero ter ajudado,
Abraço!

MATHEUS CAVALCANTE

Matheus Cavalcante

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 15:07

Alex, obrigado pelas dicas.

Mas o cliente não pagou aqueles R$ 300,00 antes da consolidação e eu já tinha visto outras pessoas falando sobre o valor da parcela(valor principal) um pouco a maior ou a menor. O problema é na hora de contabilizar e no final do parcelamento o débito não zerar.

Desde já, muito obrigado pela atenção!


Agradeceria muito se os demais colegas me tirarem essa dúvida...

Att, Matheus Cavalcante
Alex Machado

Alex Machado

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 15:40

Pegue o resumo do parcelamento no site e cruze o valor principal de cada mês parcelado com o valor na sua contabilidade, pois pode haver algum erro na escrituração, retificação da receita declarada, etc.


Então, você fez essa análise para encontrar possíveis erros?

Ariani Costa

Ariani Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 17:29

Boa tarde Colegas!!!


No meu caso o valor principal bate como o valor do saldo devedor. Fiz o lançamento de transferência do saldo da conta de Simples a Recolher(PC) para Parcelamento - Simples Nacional(PC/PNC), porem reparei que após retirar as parcelas para pagamento, o valor não bate com o informado na consolidação. Isso é correto? Posso contabilizar os pagamentos do valor principal da guia normalmente pois no final o saldo ira zerar?


Grata!!!

Alex Machado

Alex Machado

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 14:31

Boa tarde Ariani,

Acabei de fazer um teste e o valor principal dos pagamentos que realizei conferem com o valor principal total parcelado. Você pode entrar no Ecac e ver o demonstrativo dos pagamentos para conseguir encontrar o erro.

Abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.