x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 7.519

Lançamento inicial matriz e filial

GILCELI ALVES LIMA REIS

Gilceli Alves Lima Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 11:42

Bom dia! O escritório de contabilidade que trabalho recebeu um novo cliente que possui matriz e filial. É a primeira vez que trabalhamos com filiais, e estou com uma dúvida: A contabilidade anterior não fazia os registros contábeis, portanto não sabemos os saldos anteriores das contas. Dessa maneira estamos fazendo o lançamento inicial para começar a lançar as despesas, etc. Como o capital social é apenas um para matriz e filiais e este já foi lançado no caixa da matriz, como fica o caixa da filial ??? Existe uma forma de transferir parte do valor do capital para o caixa da filial, a fim de obter disponivel para o pagamento das despesas?

Gilceli Lima
Vitória da Conquista- Ba
Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 12:00

Bom dia, Gilceli!

Na abertura dessa filial é destacado um valor do capital da matriz para a filial que geralmente não é desmembrado no balanço, entendo que; Se a base do CNPJ da filial é o mesmo da matriz então trata-se de fato de uma filial. Em se tratando de filial não existe Capital Social da Filial. O capital social é da empresa como um todo.
Por outro lado, nada impede destacar valor do capital social para a Filial, desde que esse valor não seja superior ao Capital Social da Matriz.
da seguinte forma:

D- capital social
C- c/c filial

D- c/c matriz
C- capital social

Com relação a contabilização da filial...
A execução da contabilidade pode ser feita de duas formas pelo menos: centralizada e descentralizada. Na primeira, toda a escrituração e todo o levantamento dos balancetes, dos balanços, das apurações do resultado e das demais demonstrações contábeis são feitos na própria matriz; e na segunda, parte dessa escrituração é executada nas filiais, e só posteriormente existe a combinação (ou consolidação, numa linguagem talvez mais comum entre nós) das demonstrações levantadas por todas as filiais na matriz.

Nessa execução descentralizada, cada filial é tratada como uma entidade à parte, como se fosse uma outra pessoa jurídica, e registra toda sua movimentação financeira, de estoques, de ativos não circulantes, de recebíveis, de dívidas, receitas, despesas etc. ou seja; no caso não separa o caixa.....da matriz e filial, somente as despesas em contas separadas.

att...

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 13:16

Gilceli

Em resposta a sua dúvida

Em um escritório que trabalhei, como a entidade não tinha a prática de reembolso entre a matriz e as filiais, solucionamos este caso criando uma conta no PL chamada "Matriz e Filiais" onde registravamos toda a movimentação da matriz com as filiais e vice-versa. Como o que era lançado a débito nesta conta pela matriz era lançado a crédito nas filiais e vice-versa, a conta acabava zerando na consolidação.

Mas se a entidade costuma reembolsar os pagamentos entre matriz e filial, o melhor é criar estas contas no ativo (contas a receber) e passivo (contas a pagar) e ficar controlando para não ter problemas futuros com estes reembolsos.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.