x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.047

extrato bancario

Leandro Augusto Marcolino

Leandro Augusto Marcolino

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 13 janeiro 2015 | 17:58

Boa Tarde


Meus caros colegas,


To contabilizando uma empresa, reparei com a seguinte situação junto ao extrato bancário da empresa, os donos da empresa usa a conta PJ para uso pessoal ( o cliente foi orientado não usar a conta PJ para uso pessoal ).
Como devo agir nessa situação, sendo que a movimentação bancaria esta em nome da empresa.

"Se ... os sócios continuarem com esta prática ... posso simplesmente não contabilizar o que for pessoal?

Obrigado

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 13 janeiro 2015 | 19:46

Leandro Augusto Marcolino, boa noite.


Como devo agir nessa situação, sendo que a movimentação bancaria esta em nome da empresa.

"Se ... os sócios continuarem com esta prática ... posso simplesmente não contabilizar o que for pessoal?


Deixar de contabilizar jamais.

Todos sabemos que tal procedimento é errado, mas vida tem que continuar certo?

Faça o seguinte: Abra uma conta (se não existir no seu Plano de Contas) com título " Despesas Indedutiveis" e lance nela todos depsesas pessoais dos sócios. Quando da apuração do Lucro Real, você adiciona esse valor ao lucro.

Tenho visto alguns colegas aconselhando lançar como empréstimo, outros como aporte e por vai. Mas isso só acoberta o erro e pode ser facilmente confundindo como crimes contra a ordem tributária, uma vez que reduz o lucro e consequetemente a parte do Leão.

Este é meu parecer, salvo melhor juizo.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 08:09

Bom dia Leandro Augusto Marcolino ,

Mesmo como simples nacional adote o precedimento que o colega Luiz José citou. É uma das formas mas indicadas para a cituação.
Também já colega contabilizarem esses casos, quando em empresas do simples nacional, como transferencia para o caixa, ou seja, um saque no banco... é um precedimento que não mexe no resultado da empresa, porém cria um caixa fictício, e portanto não é aconcelhavel se fazer esse procedimento.
Acredito que o procedimento mais correto mesmo seria o que o Luiz José falou.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 08:19

Bom dia a todos!
Leandro, apenas complementando o que os colegas Marcos e Luiz José falaram com muita propriedade, convença os sócios a abrir uma conta corrente pessoal especifica para esses gastos.
Implantei isso aqui na empresa e deu muito certo, pois o pro-labore é pago diretamente nessa conta e aí eles pagam as coisas pessoais deles sem problema algum... aqui deu certo e pode ser que dê também certo para você.....


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 15:15

oi, colegas apreciei muito os comentários acima prestados;
proponho as seguintes soluções

1ª situação:

>> a empresa vem apresentando lucro contábil compatível c/as retiradas do(s) sócio(s)

lançamentos contábeis (diários, semanais, mensais)


fórmula 1

d - sócio(a) "a" c/c. (passivo circulante\obrigações societárias)
c - banco c/c. (ativo circulante\caixa e equivalentes de caixa)
vlr ref n/saque n/data...
$$$

no fechamento do balanço patrimonial

d - lucro do exercício (patrimônio líquido)
c - sócio(a) "a" c/c.
vlr ref lucro do exercício distribuído n/data...
SSS


2ª situação

>> a empresa vem apresentando lucro contábil porém o mesmo não o suficiente p/cobrir
os saques pessoais.

aplicar a fórmula 1 e

fórmula 2

lançar a diferença que não foi coberta pelo lucro do fechamento do balanço <<<

d - retiradas de pro-labore (resultado\despesas\despesas operacionais\honorários)
c - pro labore a pagar (passivo circulante\obrigações societárias
c - inss a recolher (pc\obrigações previdenciárias
vlr ref pro-labore mês xx/2014 e retenção de 11% do inss... << informar na gfip/sefip


3ª situação

aplicar somente a fórmula 2

deve-se fazer o valor do pro-labre compatível c/os saques pessoais no mês, observando-se
>> fazer a retençao de 11% a título de inss << informar na sefip
>> fazer a retenção do irrf quando o(s) valor(es) do mês totalizarem acima do limite
de isenção da tabela mensal do imposto de renda da pessoa física << informar as retenções
e pagamentos na dctf e dirf


ótimo trabalho e excelente 2015 a todos! :-)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.