x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.536

encerramento anual

Leandro Augusto Marcolino

Leandro Augusto Marcolino

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 21 janeiro 2015 | 08:13

Bom dia, Colegas

Estou em fase de encerramento de uma empresa do ano de 2014, não tenho muita experiência na hora fechamento anual e também conciliar algumas contas

Queria algumas dicas para aprender e facilitar o meu trabalho.

Obrigado

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 21 janeiro 2015 | 09:47

Leandro Augusto Marcolino

A conciliação contábil é um procedimento de controle interno extremante difundido, pode ser considerada tanto um instrumento de controle detectivo como um instrumento de controle preventivo, dependendo da época em que é realizada, é essencial à manutenção de boas práticas e imprescindível para o encerramento de demonstrações contábeis.

Na prática, a conciliação contábil consiste no ato de confrontar os saldos registrados na contabilidade com os saldos apresentados em relatórios financeiros ou gerenciais, e tem como objetivo garantir que os lançamentos realizados a débito ou a crédito nas contas contábeis estejam de acordo com os documentos que deram origem a esses lançamentos, para que, na identificação de inconsistências, possam ser investigadas e regularizadas tempestivamente.

No ato:
Você deve sempre observar seu ativo se está totalmente em DÉBITO e seu passivo se esta totalmente em CRÉDITO, o seu PL é variável, dependerá se houver lucro será crédito se houver prejuízo obviamente será débito.

Para conferir deve se observar os saldos, se suas contas estão corretas se não há duplicidade em pagamentos ou falta, se não há lançamentos acoplados erradamente, por exemplo:

Na conta caixa/banco consta em seu razonetes duas guias de INSS 12/2014 você terá de ver se são as mesmas ou o que ocorreu.