x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.536

encerramento anual

Leandro Augusto Marcolino

Leandro Augusto Marcolino

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 21 janeiro 2015 | 08:13

Bom dia, Colegas

Estou em fase de encerramento de uma empresa do ano de 2014, não tenho muita experiência na hora fechamento anual e também conciliar algumas contas

Queria algumas dicas para aprender e facilitar o meu trabalho.

Obrigado

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 21 janeiro 2015 | 09:47

Leandro Augusto Marcolino

A conciliação contábil é um procedimento de controle interno extremante difundido, pode ser considerada tanto um instrumento de controle detectivo como um instrumento de controle preventivo, dependendo da época em que é realizada, é essencial à manutenção de boas práticas e imprescindível para o encerramento de demonstrações contábeis.

Na prática, a conciliação contábil consiste no ato de confrontar os saldos registrados na contabilidade com os saldos apresentados em relatórios financeiros ou gerenciais, e tem como objetivo garantir que os lançamentos realizados a débito ou a crédito nas contas contábeis estejam de acordo com os documentos que deram origem a esses lançamentos, para que, na identificação de inconsistências, possam ser investigadas e regularizadas tempestivamente.

No ato:
Você deve sempre observar seu ativo se está totalmente em DÉBITO e seu passivo se esta totalmente em CRÉDITO, o seu PL é variável, dependerá se houver lucro será crédito se houver prejuízo obviamente será débito.

Para conferir deve se observar os saldos, se suas contas estão corretas se não há duplicidade em pagamentos ou falta, se não há lançamentos acoplados erradamente, por exemplo:

Na conta caixa/banco consta em seu razonetes duas guias de INSS 12/2014 você terá de ver se são as mesmas ou o que ocorreu.

No seu passivo circulante deve conter apenas REALMENTE o que se deve para o próximo período. Ex: Salários do mês 12/2014 que são pagos em janeiro totalizam 2.000,00 porém no seu balanço de encerramento constam 4.500,00 então há algo errado.

Uma dica, sempre mensalmente conferir relatórios e demonstrações contábeis para um melhor empenho de trabalho, ou seja, sempre estar observando se os lançamentos encontram se realmente corretos ou se faltam, operações do tipo.

Espero ter ajudado.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 21 janeiro 2015 | 10:03

Leandro Augusto Marcolino

Se a empresa que for fazer o fachamento do Balanço Patrimonial 2014 não tem conciliação bancaria, nada se pode fazer!
No caso você terá que fazer apenas as conciliações dos impostos vendo o que foi pago e não pago e lançar as despesas e receitas a vista!

Cara, tenho uma apostila sobre procedimentos de fechamento de Balanço e também eu vou num curso do CRC em Pindamonhangaba/SP sobre o tema.


Qualquer duvidas estamos ai.



Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.