x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.685

lançamento de pro - labore balanço

guilherme

Guilherme

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 14:52

gente boa tarde
seguinte peguei uma empresa no qual o antigo contador fazia o pagamento do pro- labore dentro do mesmo mês EX: comp. 12 paga no mês 12
eu faço de outra forma EX: Comp. 12 pago no mês 01

como devo conciliar o balanço, pois 2013 contem 12 lançamentos de pró labore e eu fechando 2014 só terá 11 porque a competência 12 de 2013 foi paga em 12/2013 e não em 01/2014 (janeiro) em 2014 eu irei começar da competência 01 sendo paga no mês 02/2014

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 15:24

Guilherme,
Não entendi sua colocação, por favor explique-se melhor para que possamos lhe ajudar.
De ante mão já lhe antecipo como é a maneira correta de efetuar os lançamentos de pró labore:

1º apropriando-se do valor do pró labore no mês de competência
D - Pró labore (CR)
C - Pró labore a pagar (PC)

2º Provisão do INSS a recolher
D - Pró labore(CR)
C- INSS a recolher (PC)

3º pagamento do pró labore
D - Pró labore a pagar (PC)
C - Caixa/Bancos (AC)

Efetuando os lançamentos desta maneira, você estará apropriando do valor da retirada dentro do mês de competência.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
guilherme

Guilherme

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 15:35

ok Felipe vamos la irei pegar apenas o 1º e 3º lançamento
o contador anterior fazia dessa forma
1ºD - Pró labore (CR) competência 12/2013
C - Pró labore a pagar (PC) 12/2013

3º pagamento do pró labore
D - Pró labore a pagar (PC) 30/12/2013
C - Caixa/Bancos (AC) 30/12/2013
o contador fechou o balanço dessa forma, devo continuar fazendo do mesmo jeito ? ou posso fazer da forma a baixo

eu costumo fazer dessa forma:

D - Pró labore (CR) 12/2013
C - Pró labore a pagar (PC) 12/2013

3º pagamento do pró labore
D - Pró labore a pagar (PC) 10/01/2014
C - Caixa/Bancos (AC) 10/01/2014

se eu for fazer desse meu jeito janeiro de 2014 ficaria sem pagamento pois a competência 12 foi paga no mesmo mês (ex. contador anterior)
devo fazer alguma conciliação ou só coloco nas notas explicativas que a partir de Janeiro de 2014 o pro labore vai ser pago sempre no mês seguinte (meu exemplo) ?

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 16:22

Guilherme,
Compreendi, na teoria a retirada de pró labore é como se fosse uma retirada de salário do sócio, então o lançamento do pagamento costuma-se fazer no mês seguinte junto com o lançamento de pagamento dos salários dos funcionários. Você pode apenas publicar essa alteração nas notas explicativas.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.