x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.013

Estou em duvida como criar a conta de parcelamento de csll,i

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 12:14

Tiago Roberto da Silva Neto, boa tarde.


Mas a sua dúvida é sobre como manipular o programa, ou não sabe quais contas deve abrir? Se for sobre o programa, aconselho consultar a equipe de suporte do seu aplicativo. Se for dúvida sobre como abrir as contas, forneça mais detalhes para possamos orientar corretamente.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
TIAGO ROBERTO DA SILVA NETO

Tiago Roberto da Silva Neto

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 09:41

Bom dia,sr:luiz

Olhar manipular até que estou dando conta sabe .a duvida e na criação mesmo da conta sabe pois o cliente empresa do lucro presumido parcelou todos os seus impostos ,csll ,irrpj.pois tenho que criar ela no passivo circulante e nas despesas .e depois ir lançamento mês a mês o pagamento das guias.nao sei se tem que abrir uma conta sintetica pra parcelamentos e ir abrir contas analiticas pra cada parcelamento que foi feito.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 4 fevereiro 2015 | 13:50

Boa tarde Tiago


Pelo que entendi, não foi feito o provisionamento mensal dos tais impostos nesse caso você deverá fazer os lançamentos iniciais da seguinte forma:

Pelo Registro da formalização do parcelamento concedido pela RF

D – Ajuste de exercícios anteriores (PL)
C – Impostos parcelados a pagar (PC)
C – Impostos parcelados a pagar (PNC) quando for o caso.

Pelo pagamento das parcelas no vencimento;

D – Impostos parcelados a pagar (PC)
D – Juros Passivos (DF)
C – Caixa/Bancos

Os lançamentos a acima são a título de sugestão, mas não poderá sair dessa linha de pensamento que é, débito no PL crédito no PC e ou PNC quando for caso pelo valor consolidado da divida tomando como base a liberação do pedido de parcelamento.

Os Juros incorridos sobre as parcelas mensais são despesas financeiras do período.

Caso os impostos já tenha sido provisionado, o tratamento é diferente.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.