Boa noite Gisele,
De modo geral a maneira mais fácil de se estabelecer a diferença básica entre "custos" e "serviços", é termos em conta a indispensabilidade do gasto.
Em outras palavras, 90% dos custos dos serviços prestados, são gastos indispensáveis para a prestação destes e a consequente percepção das receitas.
Os gastos com a assistência médica dispensada aos sócios por prestarem serviços na referida siderúgica (citados acima) é um exemplo típico de custos. Isto porque para que fosse realizada a referida prestação de serviços, houve a necessidade de gastar com assistência médica. Em outras palavras se pode dizer que foram gastos indispensáveis à prestação de serviços, ou seja, são custos e não despesas.
Há (naturalmente) custos que se confundem com despesas por não termos como quantificá-los. A exemplo disto se tem as despesas de comunicações (Telefones).
Nestes casos, cabe o rateio em percentuais aproximados. Com base no que informarem os usuários, você pode determinar um percentual para custos e o outro para despesas. Digamos por exemplo que 80% dos telefonemas são dados para atender interesses dos clientes (custos) e 20% para atender contabilidade e outros interesses (despesas).
Pelo até então exposto, não é muito dificil a contabilidade determinar o que é custo ou despesa. Basta uma reunião com os interessados (empresários) e algumas perguntas cujas respostas nos permitam classificá-los corretamente.
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