x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 29.727

Diferença entre custos de serviços e despesas....

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 29 abril 2008 | 09:08

Oi gente
dinovo...
Bem, na contabilidade de uma empresa de prestação de serviços, como eu posso diferenciar as contas de prestação de serviços e despesas? Por exemplo, o telefone é um custo de serviços ou uma despesas geral?
Gastos com os sócios podem ser caracterizados como despesas com pessoal? Exemplo: Assistencia Médica que os sócios receberam ao prestar serviços em uma siderúrgica... pra entrar nessa fábrica é preciso fazer exames todo mes, ja que eles naum tem vínculo empregatício.

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sexta-Feira | 2 maio 2008 | 20:40

Boa noite Gisele,

De modo geral a maneira mais fácil de se estabelecer a diferença básica entre "custos" e "serviços", é termos em conta a indispensabilidade do gasto.

Em outras palavras, 90% dos custos dos serviços prestados, são gastos indispensáveis para a prestação destes e a consequente percepção das receitas.

Os gastos com a assistência médica dispensada aos sócios por prestarem serviços na referida siderúgica (citados acima) é um exemplo típico de custos. Isto porque para que fosse realizada a referida prestação de serviços, houve a necessidade de gastar com assistência médica. Em outras palavras se pode dizer que foram gastos indispensáveis à prestação de serviços, ou seja, são custos e não despesas.

Há (naturalmente) custos que se confundem com despesas por não termos como quantificá-los. A exemplo disto se tem as despesas de comunicações (Telefones).

Nestes casos, cabe o rateio em percentuais aproximados. Com base no que informarem os usuários, você pode determinar um percentual para custos e o outro para despesas. Digamos por exemplo que 80% dos telefonemas são dados para atender interesses dos clientes (custos) e 20% para atender contabilidade e outros interesses (despesas).

Pelo até então exposto, não é muito dificil a contabilidade determinar o que é custo ou despesa. Basta uma reunião com os interessados (empresários) e algumas perguntas cujas respostas nos permitam classificá-los corretamente.

...

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Sábado | 3 maio 2008 | 22:29

Olá Saulo:

Muito boa sua explicação. Obrigada
Agora vamos supor uma empresa de construção civil, que está construindo um prédio. Nesse prédio tem gasto de luz, telefone, água, material de construção e outras coisas. E essa mesma empresa tem uma sala que tb gasta luz, água, telefone...
É certo eu lançar os valores referentes à obra nos custos e os gastos ref. à sala em despesas?
Obrigada!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Domingo | 4 maio 2008 | 12:27

Boa tarde Gisele,

Exatamente!

A parte dos gastos correspondente a referida sala (administração) deve ser segregada dos gastos com a construção.

Isto porque os primeiros são despesas (que incorreriam mesmo sem a construção) e os últimos, custos (que só existem porque há a construção).

...

Lydia Cristina

Lydia Cristina

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 16:00

Boa tarde...

e no caso da folha de pagamento. ..?? Por exemplo, a folha de pagamento de um consultório ou de um escritório, devo lançar toda a folha como um custo? Ou toda ela como despesa? E o Pró-labore, quando sei que é para lançar como custo e quando como despesa?

Att. Lydia

Lydia Cristina
Lydia Cristina

Lydia Cristina

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 9 setembro 2010 | 12:10

Bom dia,
continuo com a mesma dúvida e mais uma.. rsrs
como faço quando a folha de pagamento não é demembrada por setor? Posso lançar separadamente os custos e as depesas, ou preciso de um desmembramento físico da folha? E quanto os gastos com luz e água, que são essenciais para o funcionamento, mas também são usados como despesa? Como devo proceder?

Att. Lydia

Lydia Cristina
Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 17:06

Pessoal, boa tarde!

Estou contabilizando a FP de uma empresa de construção civil que presta serviço apenas de mão-de-obra sem materiais.

A empresa possui 02 funcionários registrados independente de ter obra grande ou não.

Agora ele pegou uma obra grande que deverá contrará + de 05 funcionários.

Com esses 02 funcionários a empresa emiti algumas NF's por mês, porem o valor não é tão expressivo, passará emitir agora com essa nova obra.

Minha duvida é o seguite:

A FP eu devo contabilizar como Custo (custo de serv. prest. - Mão de Obra) apenas qdo houver movimentação através de emissão de NF ou devo lançar sempre como Depesa com Pessoal (nas devidas contas, salarios, provisões e etc) independente de movimentação ou não?

Att.

Camila Melo
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 10:01

Bom dia Camila,

As contas salários, provisões, férias, etc., devem ser sub-contas dos Grupos "Despesas Administrativas" e "Custos dos Serviços Prestados".

Nestes termos, sua folha de pagamento deverá ser contabilizada obedecendo esta segregação.

Os funcionários que não estão trabalhando em obras devem constar da folha de pagamento Setor Administrativo (despesas) e aqueles que estão alocados em obras contratadas farão parte da Folha de Pagamento Setor Serviços (custos).

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.