x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 676

Taxas de condominios

liana maria ferreira da silva

Liana Maria Ferreira da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Laboratório
há 9 anos Quinta-Feira | 29 janeiro 2015 | 11:51

Como posso calcular as taxas de GPS e FGTS de um condominio que tem um valor de GPS de R$ 474,63 e FGTS de R$ 142,21 Pis R$ 23,00. E tem somente um funcionario com salario de R$ 1322,00. Na realidade estou achando esses valores muito alto. E voces podem me explicar sobre essa taxa de fundo de reserva de 5% que temos porém tudo que é feito de urgencia como conserto de portão, material eletrico pagamos por fora e nunca usa-se essas taxas de fundo de reserva.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 12:03

Liana Maria Ferreira da Silva, boa tarde.



As contribuições citadas, são calculadas sobre o total da folha de pagamento do condomínio a saber:
INSS 25.8% aproximadamente
FGTS 8%
PIS 1%

Com relação ao fundo de Reserva, ele objetiva a liquidação de determinadas despesas surgidas inesperadamente, ou seja, exatamente para evitar a cobrança de taxas extras, desde que não tenha sido constituído para alguma despesa específica. Em todo caso, veja a ata da assembleia que aprovou a criação da reserva para saber o objetivo de sua criação.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.