x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.467

Ajuste conta bancária em empresas de lucro presumido

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 16:44

Prezados, boa tarde!

Gostaria de tirar algumas dúvidas. Cheguei a ler alguns posts, mas ainda não entendi direito como proceder.

Tenho algumas empresas que migraram do simples para o lucro presumido e estas empresas já possuíam contas e as movimentavam.
Gostaria de saber como posso ajustar o valor do saldo das contas, para que eu possa iniciar os lançamentos.

Posso apenas lançar o saldo final do mês anterior ao início do lucro presumido ou devo realizar todos os lançamentos anteriores para regularizar a situação?

Desde já, agradeço a atenção.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 16:49

Angélica Azevedo

Boa tarde, essas empresas já foram encerradas? As contas foram conciliadas e expostas no balanço patrimonial?
Se sim, os lançamentos iniciais seguirão normalmente com os saldos já apurados.
Se não, irá de ter que encerrar o exercício e os saldos finais serão os iniciais para o próximo exercício.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Diogo de Sousa Silva

Diogo de Sousa Silva

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 16:50

Ola Angelica,


Quais Contas seriam estas que você acha que deve Ajustar?

Pois na minha visão a unica coisa que você ira mudar é no metodo de apuração dos impostos, mas a contabilização em si continua normalmente, conta bancaria principalmente...

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 16:53

Boa tarde,

Esqueci de citar que são contas bancárias. Peço desculpas, comecei recentemente neste trabalho e ainda estou me habituando aos termos.

Obrigada.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 16:55

Angélica Azevedo

Se os lançamentos nesta conta do exercício e período anterior estiverem corretos não precisa fazer reajustes, como nosso colega acima citou apenas mudará a apuração dos impostos, e não a forma de contabilizar.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 17:00

Kaik R. Vieira, obrigada pela resposta.

Como faço para lançar o saldo da conta bancária do mês anterior?

Aproveito para tirar uma dúvida de uma empresa específica: tenho uma empresa que está no lucro presumido desde 2011 e nunca enviou os extratos bancários. Foram enviados os extratos somente a partir de janeiro/2014 e consta um valor de saldo positivo no mês de dezembro/2013. Como posso proceder para iniciar os lançamentos a partir de 2014.

Desde já, agradeço a atenção.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 17:10

Angélica Azevedo

Sua conta inicial de banco será devedora junto com as demais do ativo, e as do passivo credoras assim ambos deverão se igualar.
EX:
Uma empresa está iniciando dia 01/01/2015 com 10.000 de capital em conta bancária.
Ficará,
D- Bancos c/movimentos [AC]
C- Capital Social [PL]

No caso da sua segunda dúvida eu pergunto o seguinte, até 12/2013 eram realizados lançamentos em conta?
Se não poderá ser feito o lançamento de ajuste como saldo inicial:

D- Bancos c/movimentos [AC]
C- Ajustes exercícios/períodos anteriores [CR]

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.