x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.085

Escrituração Contábil

Dirceu Pereira

Dirceu Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 14:09

Boa tarde, Antonio Igor Carneiro dos Santos!


Plano de contas, todo e qualquer evento ou operação realizada por uma empresa (compras, vendas, investimentos etc.) tem reflexo imediato em sua contabilidade, onde são registradas todas estas movimentações de acordo com a sua natureza e seus respectivos valores.

Desta forma são gerados os registros nos diversos “livros contábeis” (Diário, Razão, Caixa, etc..), que por sua vez dão origem aos demonstrativos contábeis e gerenciais, entre eles o Balanço Patrimonial, um dos mais importantes na análise da saúde econômico-financeira uma empresa.

E para realizar a contabilização destes eventos é necessário primeiramente entender a sua classificação contábil. Geralmente as contas contábeis de uma empresa são classificadas em:
• Ativo: neste grupo ficam as contas onde são registrados os bens, créditos e direitos que compõe o patrimônio da empresa. Alguns exemplos de contas de ativo são: estoques (de produtos acabados ou de matéria-prima), bens como máquinas, equipamentos e prédios ou ainda contas de ativos financeiros, como investimentos ou duplicatas a receber.
• Passivo: aqui ficam as contas onde são registrados os deveres e obrigações da empresa, como por exemplo, fornecedores, empréstimos e financiamentos, obrigações fiscais e sociais etc.
• Receitas: nas contas do grupo de receitas são registrados todos os valores que são recebidos pela empresa. Estes valores podem ser provenientes da operação direta da empresa, como venda de produtos, mercadorias ou serviços, ou ainda podem ser receitas não operacionais, como juros recebidos ou até mesmo da venda de um ativo não mais utilizado.
• Despesas: por fim, o grupo de despesas é composto pelas contas onde são registradas todas os desembolsos realizados pela organização, como pagamento de funcionários e fornecedores, compra de matéria-prima ou equipamentos, pagamento por serviços de terceiros etc.

Em contabilidade, existe um método chamado de Método das Partidas Dobradas, onde cada transação financeira é registrada na forma de entradas em pelo menos duas contas, nas quais o total de débitos deve ser igual ao total de créditos. Este método foi registrado por Luca Pacioli em 1494, mas até hoje continua sendo o sistema padrão usado no mundo todo por empresas e outras organizações para registrar transações financeiras.

Por exemplo, ao realizar a compra de matéria-prima, uma conta do ativo deve ser creditada, referente à matéria-prima que agora faz parte do patrimônio da empresa, porém uma conta do caixa deverá ser debitada, pois a empresa teve um desembolso para pagar ao fornecedor.

Outro exemplo é a venda de uma mercadoria, onde a conta de receita referente deverá ser creditada e a conta do ativo onde esta mercadoria estava ajudando compor o saldo, deverá ser debitada.

No final, a soma dos ativos e passivos de uma empresa deverá ser sempre zero, e no final do exercício contábil (ano) é feito a apuração deste saldo e a diferença é registrada como o lucro ou prejuízo da empresa no período.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 08:41

Prezados
Bom dia!

Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, MP, mensagens instantâneas (MSN, Skype, Gtalk, etc.) de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda.

Para maiores informações, recomendo a leitura do item Regras.

Obrigado.

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.