x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.002

Provisão de Férias , INSS e FGTS

Bruna Lima

Bruna Lima

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 11:48

Bom dia

Caros Colegas,

Estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês.

Provisão de Férias

Meu sistema efetua toda a provisão mês a mês debitando o acumulado e creditando o mÊs anterior, no final do exercício, quando emito um relatório de DRE a conta férias e encargos aparecem um valor negativo dessas contas, referente um mês somente, se emito relatório do ano inteiro isso não ocorre por conta do avalor acumulado e para fechamento do mês acabo tendo esse valor reduzindo a despesa gostaria de saber qual o lançamento correto que devo fazer para acertar esse resultado, já li muito sobre provisão mas nada que me esclareceu, para solucionar esse problema .

desde já agradeço, ótimo dia a Todos .

FRANCISCO COSTA CARNEIRO

Francisco Costa Carneiro

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 11:54

Cara Bruna, bom dia!

Não entendi muito bem o problema que está ocorrendo, mas acho que uma reversão de provisão pode resolver o seu problema. Por exemplo, vamos provisionar as férias mas não vou considerar os encargos e demais registros para facilitar o entendimento.

mês 1

D- Despesas com férias
C- Férias a pagar

Caso você queira reverter a provisão (estorno no resultado) vc deverá realizar o registro da seguinte forma:

D-Férias a pagar
C-Despesa com férias

Lembre que lançamentos manuais na contabilidade devem sempre ter o suporte de documentação hábil. Portanto, caso seja mesmo necessário, se antecipe e formalize a necessidade junto a administração e comunique o caso para ter subsídios e justificativas posteriores para interessados, seja auditores, conselhos...

No mais, desejo sorte e sucesso sempre!

Francisco Costa Carneiro
Auditoria/Contabilidade/Controladoria e Finanças
Linked In: Francisco Costa Carneiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.