x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 8.990

nota fiscal de comissao de agencia de turismo para cliente

FLAVIA SVAIGEN

Flavia Svaigen

Iniciante DIVISÃO 1, Agente Turismo
há 9 anos Quinta-Feira | 12 fevereiro 2015 | 11:47

Bom dia!

Sou agente de turismo e atendo varias empresas as quais emitem suas passagens de forma "faturada por períodos". Quando fecho as vendas de um determinado cliente, eu emito a fatura e boleto com o valor total das passagens aereas, (tarifa +taxa embarque + taxa de serviço), tenho que emitir tambem uma nota fiscal referente a essa "taxa de serviço" e envio tudo para meu cliente.

O problema é que ele nao entendem que eu nao posso emitir a nota no valor total da fatura/boleto e sim apenas de nossa comissao.

A pergunta que faço é: Como meu cliente vai contabilizar um pagamento de fatura de R$ 1.000,00 e lançar uma nota fiscal de R$ 100,00 (a qual o valor ja esta incluida nos R$ 1.000,00). A principio ela lançaria o total de 1.100,00, mas esta errado, pois ela só pagou R$ 1.000,00.

O total de despesa com aereo que meu cliente teve foi apenas de R$ 1.000,00 e nao R$ 1.100,00.

Como proceder nesse caso?

Desde ja agradeço.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 09:23

Flavia Svaigen, bom dia.

Vamos tentar ajudar.

Uma coisa que as duas partes tem que entender é que a presente operação é uma intermediação de serviços e como tal, a receita é da empresa que a agencia está representando. Sendo assim, vou demonstrar como deve ser contabilizado em ambas a s partes.

Na Agencia de Viagens, pela venda do pacote;

D – Caixa/Bancos
C – Contas a pagar – Transporte BPC (por exemplo) 1.000,00

Pela emissão da NF ref: a comissão

D – Contas a pagar - Transporte BPC
C – Receita de comissões 100,00

Pelas passagens vendidas cfe: relatório

D – Contas a pagar – Transporte BPC
C - Caixa/Bancos 900,00

Contabilizarão na Transporte BPC pelo recebimento do relatório

D – Fornecedores de Serviços – Agencia 13 de maio
C – Receita de Venda de passagens 1.000,00

Pela contabilização da NF ref: comissões

D – Despesas de comissões s/venda de viagens
C – Fornecedores de Serviços – Agencia 13 de Maio

Pela contabilização de entrada do dinheiro

D – Caixa Bancos
C – Fornecedores de Serviços – Agencia 13 de Maio 900,00

No geral é assim que deve ser feito. Tanto as formas de vendas como os relatórios enviados deverão se adequar esta forma de contabilização.

É isso.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.