x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 6.314

Contas de Provisão para 13º e Férias

Magalhães Jr

Magalhães Jr

Bronze DIVISÃO 2, Bancário(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 12 fevereiro 2015 | 17:08

Amigos do fórum,

Estou realizando a escrituração contábil de uma empresa com regime de lucro presumido e ao olhar o plano de contas verifiquei que a mesma tem os seguintes subgrupos de contas e as respectivas contas:

2.1.50.1 - OBRIGAÇÕES COM PESSOAL
2.1.50.100.1 - SALARIOS A PAGAR
2.1.50.100.2 - PRO LABORE A PAGAR
2.1.50.100.3 - 13º SALÁRIO A PAGAR
2.1.50.100.4 - FÉRIAS A PAGAR
2.1.50.100.5 - RESCISAO A PAGAR

2.1.50.3 - PROVISÕES
2.1.50.300.1 - PROVISÕES PARA FÉRIAS
2.1.50.300.2 - PROVISÕES PARA 13º SALÁRIO

2.1.50.300.3 - INSS SOBRE PROVISÕES PARA FÉRIAS
2.1.50.300.4 - INSS SOBRE PROVISÕES PARA 13º SALARIO
2.1.50.300.5 - FGTS SOBRE PROVISÕES PARA FÉRIAS
2.1.50.300.6 - FGTS SOBRE PROVISÕES PARA 13º SALARIO

vendo desta forma fiquei em dúvida sobre a necessidade de se ter as contas de 13º salario a pagar ao mesmo tempo que a conta provisões para 13º (o mesmo entendimento para férias a pagar e provisões para férias).
Pelo meu entendimento a conta 13º salario a pagar tem a mesma "função" da conta provisões para 13º, então não há necessidade de se ter as duas contas, estou certo?

Ou pode existir essa configuração de plano de contas como postei acima?

Obrigado desde já pela ajuda e esclarecimento!!

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 13 fevereiro 2015 | 09:20

Magalhães Jr

Há um equívoco meu caro. A conta provisões serve como a conta de despesa para tal lançamento, onde que por fim no encerramento do exercício ela irá acoplar o grupo de contas de resultado. E a sua conta a pagar não possui a mesma "função" como você citou, ela é um passivo circulante, uma obrigação a ser paga.
Aconselho verificar se a conta está alocada no local correto.

Mais informações: clique aqui

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 18 fevereiro 2015 | 12:29

Prezados

Pelo desenho do plano acima, creio que nosso caro colega Kaik cometeu um equívoco.

A conta de despesa com certeza existe neste plano de contas, lá no grupo 3 ou 4 deve ter algo de férias, 13º, etc.

O que acontece neste caso é que o contabilista, por conservadorismo ou para se parametrizar com outros setores da empresa(RH, financeiro, etc.), isola os lançamentos da folha corrente no grupo 2.1.50.1 e faz as provisões em separado no grupo 2.1.50.3, e quando é emitida a folha com férias ou 13º, é feita a transferencia das provisões para o passivo de obrigações de pessoal, que é também onde será lançado o débito referente ao seu pagamento.


Fica mais ou menos assim:

Folha corrente

D - Despesas com Pessoal(CR)
C - 2.1.50.1 (PC)


Provisões folha corrente

D - Provisões de Pessoal(CR)
C - 2.1.50.3 (PC)


Folha de Férias e/ou 13º salario

D - 2.1.50.3
C - 2.1.50.1

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Magalhães Jr

Magalhães Jr

Bronze DIVISÃO 2, Bancário(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 12:10

Ola Rodrigo,

Minha duvida é sobre a real necessidade de se ter as duas contas no mesmo plano de contas, como no caso citado 13º a pagar e Provisões para 13º . As duas contas citadas figuram no PC e cada qual irá ter sua contrapartida com conta de resultado no momento apropriado.

Valeu pela postagem.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.