x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.269

venda de ativo imobilizado

Aline

Aline

Iniciante DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 18 fevereiro 2015 | 14:41

Boa tarde pessoal...

Gostaria de uma informação, em caso de venda de uma ativo imobilizado que não esteja lançado na contabilidade da empresa, como devo proceder? Posso emitir a nota fiscal de saida, ou devo lançar primeiro a nota de entrada (é um veiculo usado)

Larissa

Larissa

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 14:29

Boa tarde,

Aproveitando o ensejo, gostaria de tirar minha duvida.

Em 25/01/2012 nossa empresa adquiriu um veículo, que foi lançado no ativo imobilizado corretamente.
Mas, a venda do mesmo foi feito em 01/09/2012, onde foi baixado 99,9984837%, ou seja, o veículo continua fazendo parte dos bens da empresa.
Minha dúvida é a seguinte:

- Pra baixar totalmente esse bem, tenho que ter a NF original de venda??
- Irá ter algum problema se a baixa for em março de 2015, pois não aparecerá o valor no faturamento das vendas de imobilizado.
- Terá algum problema futuro ref. a esta baixa??

Desde já agradeço.


Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 11:12

Larissa
Bom dia.

Para conhecimento fiscal/contábil é necessário NFe original de compra.

Questiono o seguinte, essa baixa citada seria que o bem foi praticamente depreciado total? Se sim.
Você terá de calcular o AVP, ajuste valor presente deste bem, para poder saber o valor contábil atual e valor de perda do mesmo.

Caso tenha "lucro" na venda terá de calcular o ganho de capital onde incide IR 15% sobre a base de cálculo.

Em relação o período de venda não há impedimento, no entanto que seja calculado contabilmente o AVP anual.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.