x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.374

Bens da empresa

Iberlon Severino da Silva

Iberlon Severino da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Metal Mecânica
há 9 anos Terça-Feira | 24 fevereiro 2015 | 10:46

Bom dia:
Tenho a seguinte situação na minha empresa, conforme relato abaixo. Fico desde já agradecido pelas informações a mim repassadas.
A situação é a seguinte: Tenho um empresa ME e ano passado vendi meu veículo utilitário particular que utilizava nas prestações de serviços da empresa, em seguida comprei um veículo utilitário novo com o capital da venda do antigo e o saldo com o valor da minha poupança, resumindo o veículo já esta quitado. Sou o único proprietário da empresa e ainda consta na junta comercial o capital inicial de R$ 5.000,00
(Cinco Mil Reais) e o valor do veículo adquirido foi de R$ 70.000,00.
Fico no aguardo a quem puder me orientar sobre o assunto.

Grato,
Iberlon Silva

WALDOMIRO PENA

Waldomiro Pena

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 24 fevereiro 2015 | 15:51

Boa tarde Sr. Iberlon

Segundo sua explanação, me parece que o 1º veículo era particular, e o 2º vc. comprou com as suas disponibilidades particulares.
Sendo assim, e seu veiculo esta em seu nome, vc. não tem que que preocupar com o defis, e sim com sua delação de pessoa física.
È o que entendi.
Qualquer coisa nos de uma explicação melhor

Att. Waldomiro

Waldomiro Pena
Sómente sei, que, de tudo, não sei quase nada!!!!!
WALDOMIRO PENA

Waldomiro Pena

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 25 fevereiro 2015 | 09:58

Bom dia Iberlon.

1º vc.s tem que falar com seu contador para que ele faça uma alteração no capital da empresa para que seu caixa tenha disponibilidade por esta compra a vista.

2º Ou que seu contador contabilize um empréstimo seu para a empresa também para reforçar a disponibilidade do caixa.

3º Depois faça a alteração do capital conforme expliquei no 1º item

Waldomiro Pena
Sómente sei, que, de tudo, não sei quase nada!!!!!
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 25 fevereiro 2015 | 10:25

Bom dia Iberlon!

Vamos tentar te ajudar mais um pouco!

Os seus recursos da poupança, vieram de onde???
1 - retirada de Pró Labore ou Distribuição de Lucros
2 - Outras Rendas


Caso 1 - A Retirada de Pro-Labore incide o INSS e dependendo do valor o IRRF e tem que fazer a SEFIP, será que isto foi feito???? Se positivo, nã ha problema algum, aí VOCÊ é quem irá "emprestar o dinheiro" para sua empresa, ja que voce tirou os recursos da P.Fisica para aquisição da P.Jurídica;

Caso 2 - Existe comprovação (documentos) dessas outras rendas e as mesmas foram declaradas na sua Declaração IRRF? Elas foram declaradas na DIRF de quem pagou para você? Caso positivo, igual ao caso 1, caso negativo, aí você pode ter problemas na declaração do IRRF 2014, porque voce tem uma poupança onde a origem dos recursos não é provada;

Esses 2 casos que te passei são apenas para a comprovação da origem de SEUS RECURSOS, já que você deverá fazer um contrato de Mútuo entre você (P.Fisica) x Sua Empresa (P.Jurídica), com clausulas de pagamento, vencimento e juros. ...

Vai dar entrada (com certeza retroativamente) no seu caixa, comprovar a aquisição do veículo mediante Nota Fiscal ou Recibo (caso adquirir de P.Física), dar entrada no seu imobilizado e lançar o valor do emprestimo como dívida na sua contabilidade, ja que na DEFIS isso não é apresentado, mas você tem que ter isso contabilizado..

Qualquer dúvida, poste novamente

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.