x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 35

acessos 66.379

Posso fazer encerramento no final do trimestre?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 08:21

Reginaldo Siqueira Costa

Eu não zero as contas de Resultado por Trimestre porque irá me dificultar levantar um balanço Anual.

Me parece que voce usa um programa contabil que não faz o fechamento trimestral. Se de fato seu soft contábil não realiza tal tarefa, faça os seguintes lançamentos trimerstrais:

Vamos supor que o lucro seja R$1000,00 no trimestre
D-Resultado do Exercicio(CR)....1000,00
C-Resultado do Exercicio(PL) ... .760,00
C-Provisão P/ IRPJ (PC).............150,00
C-Provisão p/ CSLL(PC)................90,00

Faça estes lançamentos que seu ativo será igual ao passivo.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
reginaldo siqueira costa

Reginaldo Siqueira Costa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 15:25

Messias muito obrigado pela ajuda, outra duvida é sobre os estoques, para apurar trimestralmente no lucro real eu faço os lançamentos dos estoques a cada trimestre, depois que estiver pronto os balancetes para apuração do imposto de renda trimestral posso excluir esses lançamentos tbem ???
é sobre o SPED contabil mesmo apurando o imposto trimestral, posso mandar o SPED em arquivo unico anual????

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 18:13

Reginaldo Siqueira Costa

Os lançamentos, para à apuração do resultado, terão que ser feitos. Portanto os lançamentos de ajuste de estoque não pode ser excluidos, haja vista queo CMV está diretamente ligados aos mesmos. Quanto a geração do arquivo para o SPED contabil será um único arquivo, ou seja será anual e não trimestral. É evidente que dentro deste arquivo constará os balanços trimestrais.
Se o seu sistema não gerar os balanços, dentro do arquivo do SPED, voce poderá por como anexo.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Euclides Dias

Euclides Dias

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 09:44

Olá!

Estou fechando o balanço de uma empresa do Lucro Real por trimestre, tenho duvidas nos procedimentos finais, o programa que utilizo é o ALTERDATA:

-> Alguém que use o Alterdata poderia me dar o passo a passo do fechamento para empresas do Lucro Real, o programa é muito falho quanto a isso, e segundo o suporte, o fechamento é totalmente manual (não calcula automaticamente IRPJ e CSLL, por exemplo)

Atc,

Euclides Dias
Assistente Contábil
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 15:44

Reginaldo,

Na minha opinião, você só deverá apresentar o SPED contabil só depois que você encerrar o exercicio(anual). Para quem encerra em 31.12 o prazo seria no ano seguinte(parece-me que é 30.06).Para você ficar mais tranquilo, você deveria consultar a fiscalização da Receita Federal.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Lucilene

Lucilene

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 17:06

Boa Tarde, a todos

Desculpem minha falta de conhecimento!

Deixa ver se eu entendi, então quando encerra o balanço anual pelo lucro real zeram todas as despesas e receitas, inclusive o prejuizo ou lucro do ano anterior? E começa o ano como se fosse o 1º da empresa?

E no lucro presumido e no Simples Nacional é assim também?

Obrigada.

Lucilene R. Pereira
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.