x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 833

Bruno

Bruno

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 3 março 2015 | 12:38

Boa Tarde.

Não sei como proceder diante uma situação parecida ao exemplo seguinte.

exemplo.

Uma empresa que é tributada pelo lucro real trimestral contabilizou a depreciação de alguns meses a menor do que deveria, devido a isso o valor do controle patrimonial não fecha com o balancete, o que fazer para acertar?qual lançamento poderia ser feito?

Flávio Quirino do Nascimento

Flávio Quirino do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 3 março 2015 | 12:54

Boa tarde Bruno

Se a contabilidade do período não estiver encerrada, você pode efetuar um lançamento complementar em cada mês do referido trimestre para ajustar a depreciação.

Caso a contabilidade esteja encerrada, você pode efetuar um lançamento a título de Ajuste de Exercício Anterior. Exemplo:

D- Ajuste de Exercício Anterior (PL)
C- (-) Depr. Ac. Ferramentas (ANC)

Antes de efetuar o lançamento acima é bom verificar com o contador se não compensa fazer reabertura da contabilidade, até mesmo para ajustar outros detalhes. O lançamento acima é para o último caso ou se não compensar fazer a reabertura do período contábil.


att.,

Flávio

Flávio Quirino do Nascimento

Flávio Quirino do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 3 março 2015 | 16:03

Boa tarde Bruno

Sim, pode. Com cautela e uso adequado é uma ferramenta imprescindível. Base legal abaixo:

Nos ajustes de exercícios (períodos) anteriores serão consideradas apenas as regularizações decorrentes de efeitos de mudança de critério contábil, ou de retificação de erro imputável a determinado período anterior, e que não possam ser atribuídas a fatos subseqüentes (Lei n º 6.404, de 1976, art. 186, § 1 º ).

Espero ter ajudado


att.,

Flávio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.