x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.755

Contabilizar Ganho de Capital

Power

Power

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 9 anos Sexta-Feira | 6 março 2015 | 16:19

Olá, tenho a seguinte dúvida tenho uma empresa que o PL está em 600.000,00 porém conseguir vender a mesma por 1.500.00,00, como que eu eu faço essa contabilização? Essa transação incide IRPJ e CSLL? Se incidir qual é a base de cálculo para chegar ao valor devido.
Obrigado,

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Domingo | 8 março 2015 | 08:01

Bom dia Christian

Não há contabilização alguma neste caso, pois a empresa (pessoa jurídica) não vendeu - não pode vender - suas próprias quotas, logo não haverá incidência do IRPJ e ou da CSLL, a tributação se dará apenas na pessoa física (alienação de quotas por valor maior do que o o custo de aquisição).

A negociação (repito) se deu entre pessoas físicas, ou seja, os sócios venderam (com lucro) as quotas de capital que subscreveram e integralizaram na empresa. Desta forma terão que apurar o ganho de capital na transação, pagar o imposto de renda e informar na DIRPF

A empresa simplesmente fará uma alteração contratual onde menciona a saída dos sócios anteriores e a entrada dos novos. Por oportuno cabe lembrar-lhe que a despeito de ter sito pago um valor maior por tais quotas o valor das mesmas permanece inalterado até que os novos sócios decidam o contrário.

Isto porque os sócios retirantes venderam-nas por valor maior do que o nominal considerando que (agora) o patrimônio da empresa é maior. Vale dizer que a empresa como um todo vale mais do que eles inicialmente pagaram.

...

Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 9 anos Sexta-Feira | 15 maio 2015 | 14:41



A Receita Federal emite despacho decisório, habilitando crédito reconhecido por decisão judicial (ganho de processo ref. a Finsocial recolhido a maior),.

Como deve ser contabilizado ?

Deve ser considerada ganho de capital, receita ?

Mesmo sendo recuperação de um valor pago (recuparação de uma despesa), esse crédito deve ser considerado receita sujeita a tributação de IRPJ e CSLL ?

Grata

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.