x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 95.190

Como lançar o CMV?

PALOMA NASCIMENTO

Paloma Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 13 março 2015 | 10:00

Bom dia, estou com dúvidas quanto ao cálculo do CMV que tenho que lançar na Contabilidade de uma empresa.

Durante o ano de 2014, a empresa comprou $1.413.616,55 e vendeu $1.563.098,09, como lançar o CMV? ele deve ser feito mensal ou trimestral?
e outra, não tem saldo anterior de Compra de Mercadorias, por favor me ajudem!!!!

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 13 março 2015 | 10:10

Paloma

Você pode fazer pela fórmula

CMV = Estoque Inicial + Compras - Estoque FInal

e outra, não tem saldo anterior de Compra de Mercadorias, por favor me ajudem!!!!

Então, seu Estoque inicial será zero


Durante o ano de 2014, a empresa comprou $1.413.616,55

Suas compras serão de 1.413.616,55


O estoque final será o que a empresa fornecer no inventário


Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 13 março 2015 | 10:24

Paloma de Souza Bandeira Nascimento,
Exitem algumas formas de se apurar os custos com mercadorias vendidas, você precisa saber qual a forma que a empresa utiliza, se faz levantamento físico do estoque ou se tem algum software interno. verifique esses detalhes.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
MARCOS AURELIO S SOARES

Marcos Aurelio s Soares

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 13 março 2015 | 10:43

o ideal a realizar o laçamento mensalmente,
como lançar:

Primeiro deveria ocorrer a contagem física do estoque e saber quanto se tem em mercadorias "avaliadas pelo valor de compra"
mas na impossibilidade é comum estimar o valor do lucro da vendas e ter a base do CMV

EXEMPLO:
- Vou utilizar o valor que citou da receita: R$ 1.563.098,09
suponho que elá tenha em média um lucro de 30% na vendas, retiro esse lucro e chegarei próximo ao valor do custo da mercadoria.


1.563.098,09 / 1.3 = 1.202.383,14, ou seja, para vender R$ 1.563... a empresa comprou R$ 1.202.... sendo esse o CMV

Assim teremos o seguinte Estoque Final com base na estimativa :
Compras : R$ 1.413.616,55 - CMV "estimado" 1.202.383,14 = EF 211.233,41

considerando que não teve saldo anterior de compras o estoque inicial e R$ 0,00 (zero)

LANÇAMENTOS

D: DESPESA - cmv
C: AT. CIRC - estoque ou mercadorias

Hist: Custo de mercadorias vendidas no mês xx / 201x

OBS: O ideal é ter a contagem física; espero ter lhe ajudado.

Vanessa Jaqueline Heckler

Vanessa Jaqueline Heckler

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 13:58

Boa tarde,
comecei a trabalhar em um escritório de contabilidade e (in)felizmente sou a pessoa que mais tem noção de contabilidade aqui.
Porém, em meus outros empregos, nunca fiz a parte de fechamento relacionada a estoques e CMV.
Gostaria da ajuda dos colega para me ajudar nessa questão. A seguir demonstro como são feitos os lançamento aqui neste escitório

Na compra de mercadorias (todas as compras são lançadas a vista, pois a empresa não traz as duplicatas)
D - Compra a vista (CR)
C - Caixa (A)

Na venda de mercadorias
D- Caixa Geral (A)
C- venda de mercadorias a vista (CR)

Como e quais valores transferir a conta estoque e como calcular e contabilizar o CMV?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.